No Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20), o Roda Viva recebe a cantora, compositora, atriz e atual ministra da Cultura Margareth Menezes.
Esse é o primeiro cargo público da artista baiana, mas a trajetória como cantora é permeada de projetos sociais no país com a maior população negra do mundo fora do continente africano. Ela também foi eleita como uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo na lista da Most Influential People of African Descent.
No programa, a ministra fala sobre a vontade de retornar com a cota de tela nos cinemas. Criada em 2001, a medida obriga empresas exibidoras a incluir um mínimo de sessões de filmes brasileiros na programação.
Em outubro deste ano, a Câmara dos Deputados aprovou em plenário o projeto de lei que institui a cota de exibição para produções audiovisuais brasileiras nas salas de cinema do país até 2033. A regra havia perdido a validade em 2021. Agora, o PL 5497/2019 segue para votação do Senado Federal.
“O espaço reduzido, da cota de tela nos cinemas, fez uma descontinuidade no processo. Quando a cota de tela começou, ela fez uma transformação muito grande no cinema, na indústria brasileira. Nós estamos buscando a reconquista, já está no Congresso, em breve teremos uma deliberação”, explica.
“Nós estamos sim buscando essa reconquista”
A ministra da Cultura Margareth Menezes falou ao #RodaViva sobre a questão da volta de cota de tela.
Entenda melhor a medida com o trecho: pic.twitter.com/CkRjrTBby6
“Nós queremos outros campos e outras telas, as universidades, estamos propondo abrir cinema nas universidades. Vamos ampliar e abrir esse mercado para o cinema nacional, eu acho que é importantíssimo entender que em um filme, trabalha muita gente, e não podemos perder isso de vista”, completa.
A bancada de entrevistadores é formada por Evandro Fióti, artista e CEO da Lab Fantasma, Marcella Franco, editora da Folhinha e do Folhateen, na Folha de S. Paulo, a urbanista e escritora Joice Berth, o gestor cultural Ale Youssef, e Diane Lima, curadora e escritora.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.