Conversa entre Líderes: Telefone como a Melhor Opção

Nova York e Brasília – O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, revelou nesta terça-feira (23/9) que a tão aguardada conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump ocorrerá por telefone na próxima semana. Durante um encontro cordial na Assembleia Geral da ONU, os dois líderes decidiram manter essa comunicação para discutir o aumento tarifário imposto pelos Estados Unidos ao Brasil.

Em uma entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional, Vieira enfatizou a vontade de realizar um encontro presencial. No entanto, a intensa agenda dos presidentes parece inviabilizar essa possibilidade. “O presidente Lula está sempre aberto a dialogar com qualquer chefe de Estado que beneficie o Brasil. Neste caso, isso pode ser feito via telefonema ou videoconferência, uma vez que sua agenda está extremamente apertada. Um encontro pessoal pode não ser viável, mas eles encontrarão uma maneira de se comunicar”, afirmou o chanceler.

Na manhã do mesmo dia, durante a Assembleia Geral da ONU, Lula e Trump tiveram um breve encontro, estimado em cerca de 20 segundos. Eles se cruzaram na saída do plenário, momento que registrou a interação entre os dois líderes. O discurso de Lula foi repleto de críticas aos que ele considerou “ataques sem precedentes” direcionados às instituições brasileiras. Esse discurso foi realizado um dia após o governo Trump ampliar as sanções contra o Brasil, uma retaliação à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Trump, em tom descontraído, disse que aprecia Lula e que “só faz negócios com pessoas de quem gosta”. O chanceler brasileiro destacou que, apesar de nunca terem se encontrado antes, Lula e Trump tiveram a oportunidade de se cumprimentar e trocar algumas palavras brevemente. “O presidente Lula mencionou que seria bom que eles se encontrassem e conversassem. Espero que isso aconteça”, concluiu Vieira.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version