A Nova Sede da Invest RS em São Paulo
Localizada próxima à Avenida Faria Lima, um dos endereços mais emblemáticos do mercado financeiro brasileiro, a nova sede da Invest RS tem como meta estabelecer conexões entre o setor produtivo gaúcho e as principais oportunidades da América Latina. Este movimento visa posicionar o Rio Grande do Sul como um protagonista em setores estratégicos, abrangendo tecnologia, energias renováveis, agroindústria e inovação industrial.
Oportunidades na Indústria de Semicondutores
O estado destaca-se na área de semicondutores, abrigando parques tecnológicos e centros de pesquisa, como o Tecnopuc e o Tecnosinos, que são cruciais para fomentar a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias. Recentemente, a Invest RS firmou dois projetos significativos em seu novo escritório em São Paulo. Os acordos com as empresas Tellescom Semicondutores e Chipus Microeletrônica resultarão em mais de R$ 1 bilhão em investimentos e na criação de mil novos postos de trabalho.
O protocolo de intenções assinado com a Tellescom, que envolve a Secretaria de inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), formaliza a destinação de um terreno em Cachoeirinha, que será comercializado à empresa com incentivos do Programa Estadual de Desenvolvimento Industrial (Proedi). O espaço abrigará unidades de encapsulamento e teste de semicondutores, com o objetivo de estabelecer uma fábrica especializada na produção de componentes eletrônicos para as áreas de comunicação, automotiva e computação avançada.
Em paralelo, o acordo de cooperação com a Chipus visa a implementação de um centro de pesquisa e desenvolvimento em microeletrônica, que fortalecerá a área de desenvolvimento de produtos semicondutores para computação escalável, com aplicações em inteligência artificial e computação quântica.
“Estamos consolidando o Rio Grande do Sul como um líder na área de semicondutores, evidenciando nossa capacidade de atrair projetos estratégicos para o desenvolvimento do estado”, afirma Rafael Prikladnicki, presidente da Invest RS.
Potencial dos Biocombustíveis e Agroindústria
O Rio Grande do Sul é um dos principais produtores de soja, milho e gordura animal do Brasil, insumos essenciais para a produção de biocombustíveis, destacando-se especialmente na produção de biodiesel. Com uma infraestrutura agrícola avançada e uma força de trabalho qualificada, o estado tem se destacado na produção e distribuição de biocombustíveis.
Além disso, o governo estadual lançou o Programa RS H2V, que visa desenvolver a cadeia produtiva do hidrogênio verde, com incentivos fiscais e apoio à instalação de empresas do setor para produção e exportação de H2 pelo Rio Grande do Sul.
Leia também: Investimentos Federais em Alagoas: Aumento de 100% no PNAE e Melhoria na Qualidade de Vida do Estado
Leia também: Paulo Dantas Autoriza Construção do Aeroporto de Penedo com Investimentos de R$ 32 Milhões
No âmbito agroindustrial, o estado se consolidou como um dos maiores produtores e exportadores agrícolas do Brasil, com uma significativa participação no cultivo de trigo, milho, arroz e soja. A indústria de máquinas agrícolas também é robusta no estado, com várias empresas estabelecidas para atender ao setor. O Rio Grande do Sul é um dos três principais exportadores de carne suína e de frango do país, além de apresentar uma produção pecuária expressiva, com destaque para a produção de raças como Hereford e Angus, reconhecidas pela qualidade da carne que oferecem.
inovação na Cadeia Petroquímica
O estado abriga indústrias de todos os segmentos da cadeia petroquímica, englobando desde indústrias de base até reciclagem de produtos plásticos. O Rio Grande do Sul conta com uma força de trabalho altamente especializada, apoiada por uma ampla rede de instituições de ensino, como universidades e escolas técnicas. Um destaque é o Centro de Transformação de Polímeros (Cetepo), situado em São Leopoldo, que promove pesquisa aplicada, inovação e consultoria tecnológica no setor.