UnDF Lança Seleção para Mestrado em Saúde da Família

A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) deu início ao processo seletivo para a sexta turma do mestrado profissional em saúde da família, conhecido como Profsaúde. Este programa é realizado em parceria com a Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) e a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). Os interessados podem se inscrever até o dia 6 de março.

Vagas Disponíveis e Público-Alvo

O edital disponibiliza 600 vagas em todo o Brasil, distribuídas entre 44 instituições de ensino superior. Das oportunidades totais, a UnDF oferece 12 vagas especificamente para o Distrito Federal. As inscrições são direcionadas a médicos que fazem parte do programa Mais Médicos pelo Brasil, além de profissionais multiprofissionais de saúde.

Para participar, é necessário que o candidato seja brasileiro ou estrangeiro com residência legal no país, além de comprovar vínculo com a Atenção Primária à Saúde (APS). A categoria multiprofissional é composta por graduados em diversas áreas, como farmácia, fisioterapia, educação física, fonoaudiologia e nutrição. Graduados em odontologia, psicologia, saúde coletiva, serviço social, terapia ocupacional e medicina também estão aptos a se inscrever.

Detalhes da Distribuição de Vagas

A distribuição das vagas é a seguinte:

  • Programa Mais Médicos pelo Brasil: 4 vagas para ampla concorrência e 4 para ações afirmativas.
  • Multiprofissionais: 2 vagas para ampla concorrência e 2 para ações afirmativas.

Políticas de Ações Afirmativas

O processo seletivo da UnDF garante a inclusão de políticas de ações afirmativas, reservando 30% das vagas para candidatos autodeclarados negros e 10% para indivíduos com deficiência. Além disso, são destinadas 5% das vagas para indígenas, quilombolas e pessoas trans.

Os candidatos que se enquadrarem nas cotas precisam enviar documentação específica de acordo com a modalidade de inscrição. Aqueles que se autodeclararem negros poderão passar por uma banca de heteroidentificação durante o processo seletivo. Candidatos com deficiência também podem ser avaliados em uma etapa psicossocial.

Etapas do Processo Seletivo

A seleção dos candidatos será realizada em três etapas principais, conforme detalhado no edital:

  1. Prova Escrita: Composta por 2 questões sobre temas relevantes à APS. Esta etapa é eliminatória, com um peso de 1 e nota mínima de 6,0 para aprovação.
  2. Análise do Currículo Lattes: A avaliação seguirá o Roteiro para análise de currículo, conforme descrito no edital. Esta fase é classificatória e vale 5 pontos, permitindo que até quatro vezes o número de vagas avance para a próxima etapa.
  3. Entrevista: Baseada no currículo analisado, tem o objetivo de entender as motivações dos candidatos e suas condições para a realização do curso. Esta etapa também é classificatória, com peso de 4.

Informações Adicionais

O mestrado tem duração prevista de 18 a 24 meses, totalizando 975 horas de carga horária. A estrutura curricular abrange nove encontros presenciais, além de atividades online. Os alunos devem assinar um termo de compromisso, garantindo que estarão disponíveis para cumprir a agenda acadêmica.

As inscrições devem ser feitas através do link disponibilizado no edital.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version