Crime e Consequências
No dia 9 de setembro, um homem de 55 anos foi surpreendido ao atear fogo na residência de sua ex-mulher, que estava acompanhada de seus dois filhos no momento do incêndio. A situação ocorreu quando as chamas se propagaram pela casa, levando a um resgate apressado pelos vizinhos. Infelizmente, a menina de 12 anos permaneceu internada na UTI em estado grave, enquanto seu irmão, de apenas 1 ano e 8 meses, também foi salvo.
As investigações subsequentes revelaram que o incêndio foi de fato intencional. O suspeito (que aparece na imagem destacada) foi preso no dia 22 de setembro durante uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), através da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam II) e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
Imagens capturadas por câmeras de segurança mostram o acusado se aproximando da casa da ex-mulher na madrugada do crime. Ele, de forma tranquila, parou em frente ao imóvel, retirou um galão de líquido inflamável de sua mochila e, em seguida, despejou o conteúdo no muro antes de atear fogo e se afastar pedalando sua bicicleta.
Leia também: Empresário Preso por Homicídio em MG Já Enfrentava Acusações de Violência Doméstica em SP
Perfil do Suspeito
De acordo com informações da polícia, o homem possui um histórico de comportamento agressivo e violento, além de ser usuário habitual de álcool e cocaína. O relato ainda destaca que ele acumula várias ocorrências de violência doméstica envolvendo diferentes mulheres.
No momento da prisão, o indivíduo foi encontrado em um bar e tentou se esconder em uma residência nas proximidades, mas foi rapidamente capturado. Durante a abordagem, a polícia apreendeu itens e roupas que aparentemente foram utilizadas no crime.
Ele foi autuado por tentativa de homicídio e feminicídio, o que reforça a gravidade da situação.
Leia também: Empresário Preso por Homicídio em MG Já Enfrentava Acusações de Violência Doméstica em SP
Como Denunciar Violências Contra Mulheres
Em casos de violência doméstica, é crucial que as vítimas e testemunhas denunciem os abusos. O Distrito Federal oferece uma variedade de serviços e instituições que estão disponíveis para oferecer o atendimento e apoio necessários para romper o ciclo de violência.
Se você estiver em uma situação de emergência, ligue para o 190 – PMDF. Este serviço opera 24 horas por dia, todos os dias, e uma viatura da Polícia Militar será enviada imediatamente ao local.
Outra opção é a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres. Este canal oferece ouvido e acolhimento qualificado às mulheres em situação de violência, além de registrar e encaminhar denúncias para os órgãos competentes. O atendimento é anônimo e também está disponível 24 horas.
Para registrar um boletim de ocorrência relacionado a violência doméstica, é recomendado que a vítima se dirija a uma Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), que estão disponíveis 24 horas. Uma das unidades localiza-se na Asa Sul e outra em Ceilândia, com detalhes sobre endereços e contatos facilmente acessíveis.
A Polícia Civil do DF também possui o Disque Denúncia 197, onde o sigilo é garantido. Além disso, denúncias podem ser feitas via e-mail, WhatsApp ou diretamente na Delegacia Eletrônica Maria da Penha On-line, todos com atendimento contínuo.
O Ministério dos Direitos Humanos disponibiliza um WhatsApp para denúncias e informações sobre violência, assim como o Ministério Público do DF, que atua em casos de violência doméstica, solicitando medidas protetivas e fiscalizando serviços de atendimento. Por fim, a Defensoria Pública também oferece assistência jurídica gratuita para vítimas de violência, podendo auxiliar na solicitação de medidas protetivas para garantir a segurança das mulheres.