Retomada dos Serviços Assistenciais

O Hospital da Criança de Brasília confirmou que, após a regularização de repasses financeiros pela Secretaria de Saúde, todos os serviços assistenciais retornam nesta sexta-feira, dia 9. O montante recebido, que totaliza R$ 69 milhões, foi liberado através de uma ordem judicial, em meio a uma grave crise financeira que afetou o atendimento na unidade.

A situação crítica levou o hospital a tomar medidas extremas, como o fechamento de leitos de UTI e enfermaria no mês de dezembro e a necessidade de negociar com fornecedores para evitar a interrupção do fornecimento de insumos essenciais. Essas ações se tornaram necessárias, dado que o Hospital da Criança é responsável por 52% dos leitos de UTI pediátrica disponíveis na rede pública do Distrito Federal.

A problemática foi primeiramente revelada pela TV Globo, em dezembro, e desde então, não houve pronunciamentos oficiais por parte do Governo do Distrito Federal (GDF) explicando a irregularidade nos repasses financeiros. Após a exibição das reportagens, a Secretaria de Saúde fez a liberação de duas parcelas emergenciais, totalizando apenas R$ 10 milhões, um valor considerado insuficiente para cobrir a totalidade da dívida apontada pela instituição.

História e Reconhecimento do Hospital

Fundado em 2011, o Hospital da Criança surgiu a partir da iniciativa de pais de crianças diagnosticadas com câncer, que se uniram para criar a Abrace, uma entidade que mobilizou a sociedade civil na construção de um centro especializado em tratamento integrado e multiprofissional para crianças e adolescentes. Atualmente, a administração do hospital é feita em parceria entre a Secretaria de Saúde do DF e o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe).

O hospital destaca-se por possuir o selo “Acreditado com Excelência”, conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Este reconhecimento atesta a segurança, qualidade da gestão e a evolução contínua na cultura organizacional de serviços de saúde no Brasil. A importância do trabalho realizado por essa instituição foi reconhecida internacionalmente, com destaque para elogios do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, que afirmou que o “hospital poderia facilmente servir de modelo para outros países, um padrão a ser seguido no mundo”.

O restabelecimento dos serviços assistenciais no Hospital da Criança é um alívio para muitas famílias que dependem do atendimento pediátrico especializado no DF, e a expectativa é que, com a regularização das finanças, a unidade possa continuar a oferecer um serviço de saúde de qualidade a suas crianças.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version