Uma História de Esperança e Redescoberta

Com 37 anos desde seu lançamento, Super Xuxa Contra o Baixo Astral conquistou o coração de mais de 2,8 milhões de pessoas que foram aos cinemas ver o filme, um marco na comédia infantil nacional. Recentemente, surgiram novas esperanças para a restauração do longa em qualidade 4K, após o sumiço de um dos rolos originais em 2002 no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro quase ter comprometido o projeto. O filme, parte da Cinemateca do MAM, criada em 1955 com o intuito de salvaguardar e difundir o cinema brasileiro, estava destinado a uma digitalização que, infelizmente, teve que ser interrompida ao se constatar que a cópia original estava incompleta, sem as cenas iniciais.

A reviravolta na trama surgiu quando o cineasta e colecionador Diego Alexandre encontrou um rolo de exibição que pode ser a chave para a recuperação do projeto. Em suas palavras, antes da digitalização se tornar uma prática comum, era comum que filmes analógicos fossem descartados ou reciclados. “Essas cópias eram frequentemente incineradas ou transformadas em outros produtos”, relatou Diego, trazendo à tona a fragilidade da preservação audiovisual.

Testes Preliminares e Novas Análises

Após a descoberta, Diego conseguiu exibir o filme utilizando um projetor, permitindo que a restauração fosse retomada. O material será agora submetido a análise técnica pelas empresas Mapa Filmes e Link Digital, especialistas reconhecidos em preservação audiovisual. William de Paula, neto de um dos sócios da Dreamvision, produtora responsável pelos filmes da Xuxa, explicou: “O material já passou por uma análise preliminar e foi exibido, e notamos que está em bom estado. Contudo, ainda faltam algumas partes importantes do rolo.” A expectativa gira em torno do escaneamento digital em 4K, que está condicionado à realização de novas análises. Denise Miller, da Link Digital, reafirmou que a empresa está em contato para iniciar os testes finais.

Diego Alexandre: O Fanático por Xuxa

Além de cineasta, Diego Alexandre é um grande admirador da apresentadora. Ele possui uma coleção de itens raros relacionados à Rainha dos Baixinhos e expressou sua emoção ao poder contribuir com a restauração do filme. “Esse foi o primeiro filme que assisti na vida, e tive a oportunidade de falar com a Xuxa”, contou, visivelmente emocionado. Em 2023, Diego colaborou com Xuxa no filme Uma Fada Veio Me Visitar, onde pôde pessoalmente expressar sua admiração. “A Xuxa influenciou muito a minha carreira”, ressaltou.

Outros Filmes da Xuxa em Recuperação

A luta pela preservação não termina com Super Xuxa Contra o Baixo Astral. Outros filmes da apresentadora, como Lua de Cristal e Sonho de Verão, também enfrentam desafios semelhantes. Lua de Cristal, lançado em 1990 e considerado um dos marcos da carreira de Xuxa, ainda não tem um destino certo. De Paula comentou que, apesar do interesse do Canal Brasil em remasterizar o filme, a cópia disponível está em estado avançado de degradação. “A restauração é viável, mas demanda tempo e investimento que o produtor não consegue arcar”, lamentou.

Por outro lado, Sonho de Verão, de 1991, já passou pelo processo de digitalização com êxito. A nova versão em 4K foi exibida pelo Canal Brasil em junho, celebrando os 35 anos de lançamento com uma sessão especial marcada para esta quarta-feira (6/8) no Cinema Estação Net Botafogo, no Rio de Janeiro.

Fique Atualizado!

Para não perder nenhuma novidade do universo do entretenimento e das celebridades, inscreva-se nos canais de notícias do Metrópoles no WhatsApp. Siga também o perfil do Metrópoles Fun no Instagram para acompanhar tudo sobre seus artistas favoritos!

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version