# projeto Vozes da Floresta: Valorização das Culturas Indígenas em Planaltina
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Foi inaugurada na manhã desta terça-feira (6) a segunda edição do **projeto Vozes da Floresta**, uma iniciativa promovida pela Biblioteca Escolar Comunitária Monteiro Lobato (BECML) na cidade de Planaltina. Este evento, que terá a sua programação estendida até a quinta-feira (8), visa valorizar e divulgar as ricas culturas indígenas brasileiras, oferecendo uma série de atividades focadas na educação para a diversidade, incentivo à leitura e diálogo intercultural.
Na cerimônia de abertura do projeto Vozes da Floresta, uma palestra foi realizada para os alunos do Centro de Ensino Médio (CEM) 1 de Planaltina. A apresentação foi conduzida por Moisés da Conceição Roque, representante da Casa de Apoio à Saúde Indígena do distrito federal (Casai-DF), acompanhado por um grupo de indígenas de diferentes etnias. Este momento proporcionou um diálogo enriquecedor e interativo entre alunos e representantes dos povos originários.
Os estudantes não apenas participaram da palestra, mas também foram convidados a fazer perguntas sobre os rituais de passagem da infância para a adolescência em diversas culturas indígenas. Durante o evento, uma exposição foi montada, apresentando objetos significativos e publicações que abordam a rica temática das culturas indígenas do brasil.
## A Importância da Diversidade Cultural
O projeto Vozes da Floresta foi idealizado pela articuladora Karla Cirlene Ribeiro, que se inspirou em sua observação sobre a necessidade de enfrentar manifestações de intolerância e fomentar o respeito à diversidade cultural. “A intenção é conectar os alunos com outras culturas, promovendo o entendimento e a empatia,” destacou Ribeiro. Ao trazer representantes de diversas etnias, como makuxi, yanomami, xavante, kuikuro e suyá, o projeto oferece uma oportunidade ímpar de interação e aprendizado sobre diferentes modos de vida e línguas.
Na edição anterior, realizada em 2024, o projeto focou em livros que narravam histórias dos povos indígenas e destacavam autores pertencentes a essas comunidades. Para esta nova edição, o foco se volta para o contato direto dos estudantes com indivíduos que possuem experiências e vivências únicas em suas culturas.
## Experiências Transformadoras
Weliton da Silva Araújo, um aluno de 17 anos do CEM 1 de Planaltina, compartilhou sua empolgação em participar das atividades do projeto. “É muito importante conhecer diversas culturas, especialmente a indígena, que é a raiz de tudo, pois eles já habitavam essas terras antes da chegada dos portugueses,” afirmou. Os jovens participantes estão sendo convidados a refletir sobre a pluralidade cultural brasileira e a importância de cada etnia na formação do país.
### Apoio Institucional e Integração Comunitária
O projeto Vozes da Floresta é apoiado pela Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Planaltina e pela Secretaria de Estado de Educação do distrito federal (SEEDF). As bibliotecas escolares comunitárias, mantidas pela SEEDF, têm como objetivo incentivar a leitura e promover atividades culturais que envolvem tanto a comunidade escolar quanto a população em geral.
Hamilton Cavalcante martins, gerente das Políticas de Leitura, do Livro e das Bibliotecas da SEEDF, enfatizou a relevância do aprendizado através da literatura e das vivências das comunidades indígenas. “Essa experiência contribui para a formação de cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e diversa,” destacou martins.
## Conclusão
O projeto Vozes da Floresta se reafirma como uma ferramenta vital para a promoção da educação multicultural em Planaltina. Através de palestras, diálogos e exposições, a iniciativa não apenas valoriza as culturas indígenas, mas também incentiva os jovens a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. A interação com representantes de diferentes etnias ajuda a desconstruir preconceitos e a cultivar um ambiente de respeito e valorização da diversidade cultural brasileira.