Estreia de Gerson e Derrota do Cruzeiro
O último sábado (10) foi de emoções intensas para os torcedores do Cruzeiro no Mineirão. O clima de festa pela contratação do meia Gerson, apresentado diante de mais de 35 mil fãs, logo deu lugar à frustração após a derrota por 2 a 1 para o Pouso Alegre, na abertura do Campeonato Mineiro. Gerson, que chegou ao clube vindo do Zenit, da Rússia, e teve uma carreira de sucesso no Flamengo, vestiu a camisa 97, em homenagem à conquista da última Libertadores pela equipe, em 1997. Seu contrato, que se estende até 2030, é considerado uma aquisição histórica para o futebol brasileiro, embora o clube não tenha revelado os valores envolvidos.
Logo no início da partida, o Pouso Alegre surpreendeu e abriu o placar com Alexandre apenas quatro minutos após o apito inicial. Na segunda metade do jogo, Gabriel Tota ampliou a vantagem para o time visitante, retornando aos gramados após um longo afastamento de dois anos devido a um escândalo de manipulação de resultados. O lateral Kauã Prates ainda tentou reagir, marcando o gol de honra nos acréscimos, mas o resultado já estava selado, marcando a estreia pouco promissora de Tite como técnico do Cruzeiro, que apresentou um time alternativo em campo, com muitos jogadores da base e alguns retornando de empréstimos.
Outros Jogos do Estadual Mineiro
A primeira rodada do Campeonato Mineiro contou ainda com mais três partidas. O confronto entre Uberlândia e Tombense terminou sem gols no Parque do Sabiá, enquanto URT e North também não saíram do zero no Estádio Zama Maciel. O Democrata, por sua vez, conseguiu uma vitória por 1 a 0 sobre o Itabirito no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima.
Palmeiras Brilha no Campeonato Paulista
No Campeonato Paulista, o destaque ficou por conta do clássico entre Palmeiras e Portuguesa, realizado também no último sábado. O Verdão levou a melhor, vencendo por 1 a 0, com um gol marcado por Luighi aos sete minutos do segundo tempo. A Portuguesa teve um jogador expulso, Igor Torres, três minutos antes do gol palmeirense. Marlon Freitas, ex-Botafogo, fez sua estreia sob o comando do técnico Abel Ferreira, que escalou um time misto para esta partida.
Outro confronto no Paulistão teve Guarani e Primavera empatando em 1 a 1 no Brinco de Ouro da Princesa. O zagueiro Raphael Rodrigues abriu o placar para o Bugre, mas o atacante Josiel, em um emocionante empate, garantiu o primeiro gol do Fantasma na primeira divisão do estadual.
Grêmio em Grande Estilo no Gauchão
O Campeonato Gaúcho começou com uma goleada significativa do Grêmio, que derrotou o Avenida por 4 a 0 no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul. Os gols foram anotados por Francis Amuzu, Wagner Leonardo, Arthur e Roger, todos na segunda etapa da partida. Essa vitória marcou a estreia do lateral Caio Paulista e do técnico Luís Castro. O Gauchão começou com dois empates: Juventude e Ypiranga, e Guarany e Monsoon terminaram em 1 a 1.
Empate Dramático no Paranaense
No Campeonato Paranaense, o Coritiba, de volta à Série A do Brasileiro, empatou em 2 a 2 com o Londrina, mesmo jogando em casa e terminando a partida com dois jogadores a mais. O Londrina abriu o placar com Iago Teles, mas Thiago Azaf fez um pênalti que resultou em empate. O Coxa, com Matheus Dias, conseguiu ficar à frente, mas acabou sofrendo o empate nos acréscimos com o gol de Kevyn. Após uma derrota na rodada anterior, o Coritiba conquistou seu primeiro ponto no Estadual, enquanto o Londrina se manteve na liderança com quatro pontos, após uma vitória na estreia.
Ceará Começa com Vitória no Cearense
O Ceará estreou no Campeonato Cearense com uma vitória de 1 a 0 sobre o Floresta. O gol do jogo foi marcado pelo atacante Enzo Lodovico, em um confronto que viu o Vozão entrar em campo com um time sub-20. O atual bicampeão cearense volta a campo nesta quarta-feira (14), quando enfrenta o Maranguape no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, em uma partida que será exibida ao vivo pela TV Brasil.
Além disso, o Quixadá venceu o Maracanã por 1 a 0, acumulando quatro pontos após duas rodadas, enquanto o Bicolor de Maracanaú ainda busca sua primeira vitória no campeonato, com duas derrotas até o momento. Assim, o cenário nos estaduais se desenha com muitos altos e baixos, trazendo emoções e surpresas para os torcedores de todas as regiões do Brasil.

