A Sala Cecília Meireles, um dos mais renomados espaços culturais do Rio de Janeiro, será o cenário do concerto ‘Cores da Primavera’ nesta quinta-feira, 19 de setembro, às 19h. Este evento fará parte da programação da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca (OSJC), que contará com a regência do talentoso maestro Carlos Sarria. A entrada é gratuita, oferecendo a todos a oportunidade de se deleitar com um repertório recheado de clássicos da música erudita e popular. As participações especiais ficarão por conta da soprano Thuany Schnaider e do tenor Jessé Bueno, que prometem encantar o público com suas performances marcantes.
Entre as obras que compõem o programa musical, destacam-se peças como “Bachianas Brasileiras Nº 4,” do célebre compositor Heitor Villa-Lobos, assim como “Thème D’Amour,” de Ennio Morricone, e a imortal “Time To Say Goodbye,” que leva a assinatura de Lucio Quarantotto, Francesco Sartori e Frank Peterson. Outros clássicos, como “The Phantom Of The Opera,” de Andrew Lloyd Weber, também enriquecerão a apresentação, tornando esta uma ocasião imperdível para os amantes da música.
A Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, composta por 60 jovens músicos provenientes de escolas públicas, é reconhecida por seu programa de formação musical de alto padrão, que transforma vidas através da arte. Os alunos da OSJC têm a oportunidade de executar uma variedade de instrumentos, incluindo violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, flautas, clarinetas, trompetes, trombones, trompas, fagotes e percussão, criando uma sonoridade rica e diversificada.
A diretora-executiva da orquestra, Moana Martins, destaca a importância de celebrar a primavera, uma estação que simboliza renovação e vitalidade. “Temos que celebrar a primavera, pois ela nos lembra da beleza da natureza e da renovação pessoal que ela traz. Este concerto, no dia 19 de setembro, é uma ótima maneira de dar boas-vindas a esta estação com muita música e entusiasmo”, afirma Moana, enfatizando a alegria e a inspiração que o concerto oferece à comunidade.
Desde sua fundação em 2017, a OSJC tem se comprometido em impactar positivamente a vida de estudantes de várias regiões do Rio de Janeiro. O projeto musical não apenas oferece oportunidades de expressão artística, como também tem sido um agente transformador para os participantes e suas famílias. Os jovens da OSJC já se apresentaram em prestigiadas instituições e tiveram a honra de dividir o palco com artistas renomados, como João Bosco, Elba Ramalho, Guilehrme Arantes e Zélia Duncan, o que demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido.
A orquestra também tem se destacado internacionalmente, realizando intercâmbios em países como Espanha, Estados Unidos, França e Suíça, o que torna a experiência dos jovens músicos ainda mais enriquecedora e diversa.
O concerto ‘Cores da Primavera’ conta com o apoio de patrocinadores como Santander Brasil e Instituto Cultural Vale, viabilizando a realização do evento através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, assim como a Funarj, se uniram para apoiar institucionalmente esta apresentação.
Aqui está um resumo do repertório que será apresentado:
**Regência:** Carlos Sarria
**Participações Especiais:**
– Thuany Schnaider (soprano)
– Jessé Bueno (tenor)
**Repertório:**
– *Parte I:*
– “Fanfare For The Common Man” – Aaron Copland
– “Finlandia” – Jean Sibelius
– “Bachianas Brasileiras Nº 4” – Heitor Villa-Lobos (com quatro movimentos)
– “Thème D’Amo” – Ennio Morricone (orquestração por Jaques Morelenbaum)
– *Parte II:*
– “Memory” – Andrew Lloyd Weber (arranjo de Vinícius Louzada, soprano Thuany Schnaider)
– “Time To Say Goodbye” – Lucio Quarantotto, Francesco Sartori & Frank Peterson (arranjo: Lisle Moore, tenor Jessé Bueno)
– “Canto Della Terra” – Francesco Sartori & Lucio Quarantotto (arranjo: Vinícius Louzada, soprano Thuany Schnaider)
– “Nessun Dorma” – Giacomo Puccini (arranjo: Leo-Z, orquestração: Randy Miller, tenor Jessé Bueno)
– “The Prayer” – Carole Bayer Sager & David Foster (arranjo: Kurt Bestor, soprano Thuany Schnaider e tenor Jessé Bueno)
– “The Phantom Of The Opera” – Andrew Lloyd Weber (adaptação: Vinícius Louzada, soprano Thuany Schnaider e tenor Jessé Bueno)
**Serviço:**
– **Espetáculo:** Cores da Primavera
– **Data:** 19 de setembro, às 19h
– **Local:** Sala Cecília Meireles, Rua da Lapa, 47 – Lapa, RJ
– **Telefone:** (21) 2332-9223
– **Entrada:** gratuita, sujeita à lotação. Venha e aproveite essa linda celebração da primavera através da música!