Renata Adler, considerada novo nome da arte contemporânea brasileira, lançará a exposição ‘O Mergulho’ nesta sexta-feira (8) no Farol Santander, em São Paulo. Na instalação, que tem Marc Pottier como curador, serão apresentadas 17 obras da artista.
Há dois anos trabalhando nesse projeto, a proposta de Adler não é apresentar apenas uma exposição, mas uma grande instalação imersiva, onde convida o público a entrar numa floresta cheia de camaleões. Esse animal é a assinatura artística da expositora, que procura se basear em duas características dessa criatura: adaptação e transmutação.
“O camaleão é um símbolo. Passei a vida inteira tentando me modificar, sempre em busca de uma melhor versão de mim. Então, o camaleão me interessa muito não só pelo constante movimento da cor, ou a sobrevivência. Ele é um ser, como todos nós, em transformação. O DNA do meu trabalho está sempre na transmutação do ser e da matéria” afirma a artista sobre seu processo criativo.
Ela gosta de trabalhar com a madeira em seu formato bruto e com objetos aleatórios que trazem versatilidade e fazem parte da natureza. Assim, na exposição, os camaleões são postos como esculturas de finas colunas de madeira arredondadas, planas e pintadas em algumas partes.
Leia mais: Eric Clapton vem ao Brasil com turnê em comemoração aos 60 anos de carreira
Adler é jornalista por formação e atuou em redações de veículos, como a Veja e TV Globo, por mais de 10 anos. Ela se formou bacharel em artes pela Universidade em Boston, Massachusetts (EUA), Internacional Baccalaureate em fotografia e artes, complementou os estudos de artes visuais na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, tendo como mentor o professor João Carlos Goldberg.
Serviço | “O Mergulho” de Renata Adler
Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)
Quando: 08/12/2023 a 03/03/2024
Horários: 09h às 20h
Ingressos: R$ 35 (R$ 17,50, meia-entrada)
Classificação: livre
Leia também: Em vídeo, Maria Gadú canta para a filha Alice: “É sua música favorita”
Uma publicação compartilhada por Renata Quattrone Adler (@renataadler.art)