Esclarecimento sobre o Funcionamento dos Novos Radares
Recentemente, um vídeo que ganhou popularidade nas redes sociais gerou confusão entre motoristas do Distrito Federal. Um condutor afirmava que os novos radares de velocidade instalados na Via Estrutural, conhecidos popularmente como ‘pardais’, teriam a capacidade de registrar a velocidade dos veículos a longas distâncias. Segundo o motorista, os equipamentos seriam capazes de captar a velocidade de um carro mesmo quando ele estivesse a uma considerável distância do radar.
No entanto, essa afirmação foi prontamente refutada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). O órgão esclareceu que a instalação dos novos radares, realizada na última terça-feira (17/9), envolve apenas uma atualização tecnológica que utiliza um sistema de laço não intrusivo, instalado em pórticos, para registrar as infrações de trânsito.
O motorista que gravou o vídeo, ao comentar sobre a suposta capacidade do radar, disse: “Esse radar que está passando aí em cima, ele é assim porque tem uma câmera que pega a longa distância. Não adianta você frear só perto do radar, não. Ele [o radar] pega lá de trás você. O radar pega tudo.” Porém, a realidade, segundo o DER, é bem diferente.
Este novo sistema foi criado para evitar a necessidade de cortar o asfalto, utilizando sensores que são montados em pórticos, ao invés de serem embutidos na pavimentação. Isso facilita a instalação e manutenção dos equipamentos, garantindo que a fiscalização funcione de maneira eficiente e mais econômica. A mudança foi necessária para a operação em pavimentos de concreto, como os da Via Estrutural.
Investimento em Segurança Viária
Os novos pardais não foram instalados aleatoriamente. O DER-DF informou que a localização dos pontos de instalação foi determinada com base em critérios técnicos, levando em conta índices de acidentes e a necessidade de regular o fluxo de veículos. “Os pontos de instalação foram definidos com base em estudos técnicos de engenharia de tráfego, índices de acidentes e necessidade de disciplinar o fluxo de veículos, sempre considerando a preservação de vidas”, afirmou o departamento em comunicado oficial.
Com o novo sistema, os radares já estão em operação e multando motoristas que ultrapassarem em mais de 20% a velocidade máxima permitida de 80 km/h na via. Essa ação faz parte de um contrato vigente que prevê a instalação de 15 equipamentos, sendo que uma parte já havia sido implantada anteriormente pela equipe técnica do DER-DF. O investimento mensal para a manutenção e operação de todo o sistema gira em torno de R$ 1,84 milhão.
O departamento destaca que a implementação dessa tecnologia é parte de um esforço contínuo para melhorar a segurança viária na região, utilizando inovações tecnológicas que não apenas facilitam a fiscalização, mas também promovem a proteção de todos que transitam pelas estradas do Distrito Federal. Assim, é importante que os motoristas estejam sempre atentos às limitações de velocidade e às sinalizações, evitando surpresas desagradáveis.