A Resposta de Ursula Von Der Leyen
A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, em um discurso veiculado em suas redes sociais nesta quarta-feira (10 de setembro), afirmou que a Europa está disposta a defender seu território. Essa declaração surge após o incidente em que a Polônia disparou contra drones russos que invadiram seu espaço aéreo durante a madrugada, com o intuito de atacar a Ucrânia.
Von Der Leyen enfatizou que “a mensagem de Putin é clara, e a da Europa também deve ser clara”. Para ela, é fundamental intensificar a pressão sobre a Rússia, visando sua participação nas negociações. “Esta é uma guerra da Rússia. E é a Rússia quem deve arcar com as consequências”, declarou a presidente da Comissão Europeia.
Incidente Aéreo e Resposta Polonesa
O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, confirmou em seu perfil oficial no X (antigo Twitter) que as Forças Armadas da Polônia abriram fogo contra drones russos que invadiram seu espaço aéreo na madrugada deste dia 10. Tusk recebeu informações do Comandante Operacional das Forças Armadas sobre a queda dos drones, que poderiam representar um risco sério.
Ele afirmou: “Estamos em contato constante com o presidente Karol Nawrocki e com Wladyslaw Kosiniak-Kamysz, ministro da Defesa e vice-primeiro-ministro, para coordenar as ações necessárias”.
Na terça-feira, as autoridades polonesas também decidiram fechar o Aeroporto Internacional de Varsóvia, além de mobilizar aeronaves de seu próprio país e de nações-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Essa decisão foi tomada após relatos de drones russos sobrevoando a Polônia, próximo à fronteira com a Ucrânia.
Aumento das Tensões e Medidas de Segurança
A ação polonesa foi uma resposta imediata a uma série de ataques aéreos lançados por Moscou contra cidades no oeste da Ucrânia na mesma data. Von Der Leyen descreveu a situação como uma “violação grotesca e sem precedentes do espaço aéreo polonês e europeu”, referindo-se a mais de dez drones russos que invadiram a região.
A líder da UE destacou que um novo plano para projetos conjuntos de defesa está em desenvolvimento, incluindo a criação de um semestre europeu de Defesa. “A Europa protegerá cada centímetro de seu território. Em todos os países que visitei, a mensagem foi unânime: não podemos nos dar ao luxo de perder tempo”, afirmou Von Der Leyen.
Ela também enfatizou a necessidade de novas sanções contra a Rússia, ressaltando que “o flanco oriental da Europa é uma defesa para toda a Europa, abrangendo desde o Mar Báltico até o Mar Negro”. Com isso, a Europa demonstra um compromisso renovado em seu papel de guardiã da segurança e estabilidade em meio a um cenário geopolítico cada vez mais tenso.