Busca e solidariedade após a tragédia
Na noite da última quinta-feira (10), o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul confirmou a morte de uma menina de 11 anos que sofreu uma queda no Cânion Fortaleza, localizado no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul. O corpo da criança foi encontrado a aproximadamente 70 metros do local onde ocorreu a queda, por volta das 22h55, após dez horas de intensas buscas.
A operação de resgate teve início logo após o acidente, e equipes dos bombeiros de três municípios, além de policiais civis e militares, participaram dos esforços, que contaram também com a utilização de drones equipados com câmeras térmicas. Inicialmente, o corpo da menina foi localizado por volta das 17h30, mas a difícil acessibilidade da região exigiu técnicas especiais para a extração do corpo.
Leia também: Tragédia na Sérvia: Mulher de 39 anos Morre Após Rompimento de Aneurisma Cerebral Durante Orgasmo
Andrews Mohr, secretário de Turismo de Cambará do Sul, informou que a vítima era natural de Curitiba (PR) e estava acompanhada de seus pais e dois irmãos em uma visita ao parque. O acidente ocorreu enquanto a família fazia uma pausa para lanchar em um banco de descanso; a menina, que de acordo com informações da corporação tinha Transtorno do Espectro Autista (TEA), correu em direção ao penhasco antes que o pai conseguisse detê-la.
Após a queda, os bombeiros de Cambará do Sul, Canela e Gramado foram acionados e realizaram buscas com o auxílio de duas aeronaves do Rio Grande do Sul e uma de Santa Catarina. O isolamento da área e a agilidade no início do resgate foram destacados na nota emitida pelo Corpo de Bombeiros, que expressou seu profundo pesar pela perda da criança.
Leia também: Tragédia na Sérvia: Mulher de 39 anos Morre Após Rompimento de Aneurisma Cerebral Durante Orgasmo
A nota oficial lamenta a tragédia: “O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul manifesta profundo pesar diante da trágica perda de uma criança, vítima de uma queda em área de cânion, nesta quinta-feira (10). Neste momento de luto e consternação, nos solidarizamos com os familiares, amigos e toda a comunidade atingida por essa perda irreparável. Que encontrem na fé a força para superar a dor da ausência. À família, nossa mais sincera homenagem, respeito e solidariedade.”
Sobre o Cânion Fortaleza
O Cânion Fortaleza, que se destaca como o maior do Brasil, é conhecido por seus imponentes paredões que alcançam até 900 metros de altura e uma extensão total de 7,5 km. Situado a cerca de 23 km do centro de Cambará do Sul, o cânion ocupa uma área de aproximadamente 2 mil metros de largura e está situado a 1.240 metros de altitude em relação ao nível do mar.
O Parque Nacional da Serra Geral abriga diversas trilhas, sendo a Trilha do Estacionamento uma das mais acessíveis, com um percurso de 1 km (ida e volta) que permite avistar cerca de 45% do cânion. Outra opção é a Trilha do Mirante, que se estende por 3 km e leva os visitantes a um mirante privilegiado, onde é possível admirar, em dias claros, toda a formação do cânion, além da vista do litoral e da cidade de Torres. Essa trilha é classificada como de nível leve a moderado, atraindo turistas em busca de contato com a natureza.