Negociações para o Depoimento de ‘Careca do INSS

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou nesta quinta-feira (18/9) que está em tratativas para garantir que o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido popularmente como ‘Careca do INSS‘, compareça à audiência da próxima semana.

Em suas declarações, Viana ressaltou: “Estamos em negociações com o senhor Antonio Carlos Camilo, buscando que ele compareça à CPMI de forma voluntária, como lhe é facultado, trazendo as informações necessárias. Acreditamos que estamos perto de uma resposta positiva”.

O Escândalo do INSS

Revelado por uma série de reportagens do Metrópoles, o escândalo envolvendo o INSS começou a ganhar força em dezembro de 2023. As investigações mostraram um aumento alarmante nas arrecadações das entidades, que, através de descontos nas mensalidades de aposentados, alcançaram a marca de R$ 2 bilhões em um ano. Ao mesmo tempo, as associações enfrentavam dezenas de processos por supostas fraudes nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles foram cruciais, resultando na abertura de um inquérito pela Polícia Federal (PF) e alimentando as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). No total, 38 matérias do portal foram mencionadas na representação que originou a Operação Sem Desconto, deflagrada em 23 de abril deste ano, que resultou nas demissões do presidente do INSS e do Ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Novas Revelações e Implicações Legais

Na noite desta quinta-feira, a CPMI estava programada para ouvir Milton Salvador de Almeida Júnior, identificado nas investigações da PF como um dos sócios das empresas que ‘Careca’ utilizava para atuar como intermediário financeiro das entidades associativas de aposentados.

Embora ‘Careca’ tivesse uma audiência agendada para segunda-feira (15/9), ele cancelou sua presença com pouco tempo de antecedência, o que levou ao cancelamento da reunião. O ministro André Mendonça, relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), havia afirmado que a presença do lobista na CPMI era opcional.

Recentemente, Antunes foi detido na manhã de sexta-feira (12/9) durante uma operação da Polícia Federal. Na mesma ação, o empresário Maurício Camisotti também foi preso e convocado a depor na CPMI, o que intensifica a pressão sobre as investigações em torno do INSS e suas fraudes.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version