No dia 7 de agosto, uma data memorável para o Centro de Ensino Fundamental 102 Norte, a escola foi agraciada com 25 computadores por meio do programa Reciclotech. A diretora Viviane Lima compartilha a emoção do momento: “Quando as máquinas chegaram, coincidiu com a presença dos alunos no pátio. Nós aproveitamos para apresentá-los aos novos equipamentos e convidamos o pessoal da Secretaria de Ciência, tecnologia e inovação para explicar um pouco sobre o programa. A alegria das crianças foi contagiante; o entusiasmo delas foi algo inesquecível”, relembra com um sorriso.
Um dos estudantes, Lucas Brilhante, de 13 anos, esteve presente e classifica aquele dia como especial. “Foi maravilhoso! Assim que recebemos os computadores, começamos a pesquisar na internet, e isso está aprimorando o desempenho da maioria dos alunos”, destaca, enfatizando a importância dessa iniciativa para o aprendizado.
O CEF 102 Norte é uma das várias instituições que se beneficiaram da ação promovida pela Secretaria de Ciência, tecnologia e inovação do Distrito Federal (Secti-DF). O programa Reciclotech é uma estratégia sustentável que visa o aproveitamento de equipamentos eletrônicos considerados descartáveis. O governo arrecada lixo eletrônico através de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), capacita jovens na área de informática – ensinando, entre outras habilidades, a recondicionar os aparelhos coletados – e, por fim, doa os computadores restaurados para órgãos públicos ou entidades do terceiro setor que atuam em projetos de inclusão digital.
Desde o seu lançamento em 2020, o Reciclotech impactou positivamente a educação de 2.065 alunos, entregou 3.919 computadores e descartou adequadamente 2.237 toneladas de lixo eletrônico que não puderam ser reaproveitadas. Atualmente, existem 102 PEVs espalhados por todas as regiões administrativas do Distrito Federal. Além disso, os Polos de Economia Criativa (PECs), onde são oferecidas aulas de capacitação, aumentaram de um para cinco, garantindo alcance a cinco macrorregiões do DF.
O secretário Leonardo Reisman, durante sua visita ao CEF 102 Norte, destacou a importância do programa: “O mais enriquecedor é poder testemunhar uma escola modelo como esta, que recebeu os equipamentos reciclados. Esses computadores, que antes eram considerados lixo eletrônico, passaram por um processo de recondicionamento feito por alunos que se qualificaram. Agora, esses dispositivos estão aqui, proporcionando a alunos de outra geração a chance de acessar a internet e se integrarem ao mundo digital. É gratificante ver a concretização do impacto do Reciclotech”, comentou.
Atualmente, os computadores doados estão sendo fundamentais para atividades pedagógicas como pesquisas, digitações e projetos interativos. “A nova geração já cresce imersa em tecnologia e adora aprender através dela. Os alunos realmente desejam ter todas as suas aulas na sala de informática, e isso eleva muito a motivação para aprender. Os professores percebem que, quando utilizam tecnologia nas aulas, a participação dos alunos aumenta significativamente”, explica a diretora Viviane.
Professor Rúben Reis, coordenador de tecnologia Educacional do CEF 102 Norte, acrescenta que a mudança foi drástica com a chegada dos novos equipamentos. “Antes, contávamos com apenas dez computadores, que eram inferiores aos que recebemos. Esses vinham de doações esparsas e eram insuficientes para a capacidade da escola. O programa Reciclotech trouxe 25 computadores de uma só vez, atualizando e revitalizando nosso laboratório de informática”, ressalta.
Os alunos também destacam o impacto positivo que os novos recursos trouxeram para seu aprendizado. Wendell Sousa, de 11 anos, que é autista, afirma: “A nova tecnologia realmente ajuda muito na minha aprendizagem com essas ferramentas”. Valentina Carvalho, de 12 anos, complementa: “Antes, não tínhamos meios de pesquisar; era necessário usar celulares, e muitos alunos não possuem acesso à internet. O Microsoft Word foi um dos maiores aprendizados para mim, pois nem sabia que esse programa existia e ele é crucial para nossos trabalhos escolares”.
As melhorias promovidas pelo Reciclotech não apenas elevam o nível da educação na escola, mas também fomentam uma cultura de responsabilidade ambiental, ao mesmo tempo em que proporcionam oportunidades reais de inclusão digital para os alunos. Com isso, o programa se consolida como um exemplo de sucesso em iniciativas que unem educação e sustentabilidade.