Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Últimas notícias:
    • Morte Encefálica Confirmada em Paciente com Suspeita de Intoxicação por Metanol no DF
    • GDF Anuncia Edital de R$ 15 Milhões para o Nosso Natal 2025
    • Golpe do Milho: Quadrilha Causa Prejuízo de R$ 120 Milhões ao Agronegócio
    • Homem de 22 Anos Preso no DF por Aliciamento Infantil Virtual
    • Centro Especializado em Saúde da Mulher: Mais de 28 mil atendimentos em 2025
    • Governadora Celina Leão Ordena Investigação sobre Abordagem Policial Violenta em Brasília
    • Interrupção de energia programada no DF: confira as regiões afetadas
    • Queda de Energia Afeta Jardim Botânico e Plano Piloto no DF nesta Terça-feira
    Olhar da NotíciaOlhar da Notícia
    Quarta-feira, 15 Outubro
    • Home
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Distrito Federal
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Tecnologia
    Olhar da NotíciaOlhar da Notícia
    Início » Coca-Cola Adapta Marketing na Alemanha em Resposta à Crise com os EUA
    Economia

    Coca-Cola Adapta Marketing na Alemanha em Resposta à Crise com os EUA

    16/09/2025
    Imagem do artigo
    Mudanças estratégicas refletem desafios enfrentados por marcas americanas no mercado alemão

    Mudanças no Cenário Comercial

    Durante décadas, as empresas norte-americanas gozaram de uma presença marcante na Alemanha, especialmente na região oeste, que esteve sob controle aliado após a Segunda Guerra Mundial. Nos anos imediatos ao conflito, cigarros americanos eram tão valorizados no mercado negro alemão que, de certa forma, funcionavam como moeda de troca.

    Figuras icônicas do esporte desempenharam um papel fundamental na consolidação da influência das marcas dos Estados Unidos. Max Schmeling, ex-campeão de boxe peso pesado e considerado por muitos americanos como o “bom alemão”, se tornou o rosto da Coca-Cola na Alemanha Ocidental, marcando uma nova fase após sua aposentadoria dos ringues.

    Décadas depois, Henry Maske, um campeão consagrado da Alemanha Oriental, tornou-se proprietário de restaurantes do McDonald’s em cidades como Colônia e Leverkusen. Contudo, o clima atual é bem diferente. A imagem dos Estados Unidos no país germânico passou a ser questionada, especialmente após a administração de Donald Trump, o que levou empresas americanas a reavaliar suas estratégias para manter uma reputação positiva na Europa. Algumas delas, como a Coca-Cola, estão optando por apresentar seus produtos como “Feito na Alemanha”.

    Leia também: Anatel Impõe Adesão de Todas as Operadoras ao Sistema ‘Não Me Perturbe’ para Bloqueio de Telemarketing

    Leia também: Anatel Bloqueia Mais de 1 Bilhão de Ligações de Telemarketing Abusivo

    O Efeito do Selo “Made in Germany”

    O selo “Made in Germany” foi inicialmente proposto pelo Parlamento britânico em 1887 como uma forma de alertar os consumidores sobre a suposta baixa qualidade dos produtos alemães. No entanto, essa estratégia acabou sendo um tiro no pé, visto que o rótulo logo se transformou em sinônimo de qualidade.

    De acordo com reportagens da mídia alemã, várias marcas americanas estão começando a usar esse selo para reforçar sua presença no maior mercado da Europa. O McDonald’s, líder no setor de fast-food na Alemanha, destacou que uma quantidade significativa de seus fornecedores é local e se considera uma parceira tradicional da agricultura alemã.

    A companhia afirmou à DW que 65% de suas matérias-primas são de origem alemã, incluindo carne suína, bovina, ovos, creme e pepinos, todos adquiridos de fontes locais. “Essa abordagem não é novidade para nós no mercado alemão”, afirmou a empresa, ressaltando que a tendência geral está se direcionando para uma adaptação das marcas americanas às expectativas de públicos internacionais específicos.

    Leia também: Anatel Impõe Adesão de Todas as Operadoras ao Sistema ‘Não Me Perturbe’ para Bloqueio de Telemarketing

    Leia também: Anatel Bloqueia Mais de 1 Bilhão de Ligações de Telemarketing Abusivo

    Reações em Outros Mercados

    A Tesla exemplifica como a percepção de uma marca pode ser afetada. As posturas políticas do CEO, Elon Musk, e seu apoio às candidaturas de Trump em 2024 tornaram-no um dos líderes mais polêmicos do setor. Globalmente, alguns proprietários de veículos Tesla têm colocado adesivos em seus carros com mensagens como: “Comprei isso antes de Elon enlouquecer”.

    Essa reação negativa resultou em consequências tangíveis, com os carros da Tesla fora da lista dos dez veículos elétricos mais vendidos na Alemanha, evidenciando o impacto da opinião pública. O desconforto em relação aos produtos americanas não se restringe à Alemanha. No Canadá, o número de apelos para boicotar marcas dos EUA cresceu, e termos como “Feito no Canadá” e “Preparado no Canadá” estão se tornando comuns para atrair consumidores.

    A Heinz, uma marca tipicamente americana, agora apresenta um ketchup feito com tomates canadenses e manteiga de amendoim processada no país. A Dinamarca, por sua vez, intensificou essa tendência. Desde a proposta de Trump de adquirir a Groenlândia, varejistas dinamarqueses estão marcando opções europeias aos produtos americanos com estrelas pretas nas etiquetas de preço. A Carlsberg, que engarrafa a Coca-Cola na Dinamarca, já registrou uma queda nas vendas associada a boicotes dos consumidores.

    A Nova Abordagem da Coca-Cola

    A Coca-Cola, talvez mais do que qualquer outra marca americana, demonstrou preocupação em não ser vinculada à política do governo dos EUA. Recentemente, a empresa com sede em Atlanta lançou uma campanha “Feito na Alemanha”, apresentando os nomes de funcionários como Daniel, Heike, Jana, Jessy e Muhammed, cada um associado ao slogan: “Feito por [nome do funcionário]. Fabricado na Alemanha”.

    A Coca-Cola afirmou à DW que a campanha visa mostrar suas raízes profundas no país, destacando sua presença no mercado e na sociedade alemã por quase 100 anos. Segundo a empresa, muitos consumidores locais não têm ciência de que a maior parte da Coca-Cola vendida na Alemanha já é produzida localmente. Em um cenário político tão delicado, essa estratégia é vista como uma tentativa de distanciar a marca das conotações negativas associadas aos EUA.

    Alemanha Coca-Cola comércio Brasil EUA Made in Germany marketing
    Share. Facebook Twitter Email

    Keep Reading

    Economia

    Oportunidades de Emprego: Salários de até R$ 3 mil nas Agências do Trabalhador do DF

    Economia

    Mais de 1,2 mil Vagas de Emprego no DF com Salários que Chegam a R$ 3 mil

    Economia

    Mutirão de Emprego em Brasília Oferece Mais de Mil Vagas nesta Quarta-Feira

    Economia

    Setor de Alimentação Fora do Lar no DF: Sinais de Recuperação e Confiança dos Empresários

    Economia

    Novo Centro de Distribuição da Amazon é Inaugurado no DF: Impactos para a Economia Local

    Economia

    Pronto Paguei Expande Suas Soluções para Facilitar a Regularização de Débitos no Brasil

    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Categorias

    • Agronegócio
    • Distrito Federal
    • Economia
    • Educação

    • Entretenimento
    • Esportes
    • Política
    • Saúde

    Assine nossa newsletter

    Receba as melhores notícias atualizadas.

    © 2025
    • Política de Privacidade
    • Termos de uso

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível através da exibição de anúncios on-line aos nossos visitantes. Por favor, ajude-nos desativando seu bloqueador de anúncios.