Novo Sistema de Cobrança em Rodovias
A partir de novembro, os motoristas que utilizam as rodovias Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga enfrentarão uma nova realidade: a cobrança de pedágio através do sistema free flow. Essa abordagem inovadora, que utiliza pórticos eletrônicos ao invés das tradicionais praças de pedágio, foi anunciada pela Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos, do Governo de São Paulo, no último sábado (2).
Segundo Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos, “a cobrança será realizada por pórticos eletrônicos, que permitem o trânsito livre, sem a necessidade de parar. Este modelo moderno proporciona maior fluidez e segurança nas estradas. A tarifa começará a ser cobrada apenas após a conclusão de obras iniciais, que incluem recapeamento, nova sinalização e a implantação de um sistema de comunicação, além de serviços de atendimento como guincho e ambulância”.
O sistema de cobrança será operado pelo Siga Fácil, uma iniciativa do governo estadual que elimina a necessidade de praças físicas. Com isso, os pórticos identificarão automaticamente as placas ou tags dos veículos, garantindo uma cobrança proporcional ao trecho percorrido. Essa mudança visa tornar a experiência do usuário mais eficiente e menos congestionada.
Detalhes da Concessão e Valores dos Pedágios
O leilão para a concessão do Lote Litoral Paulista ocorreu em abril deste ano, sendo o consórcio Novo Litoral, liderado pela Companhia Brasileira de Infraestrutura (CBI), o vencedor. O lote abrange 213 km de rodovias nas regiões do Alto Tietê, Litoral e Vale do Paraíba, incluindo as rodovias Mogi-Dutra (SP-088), Mogi-Bertioga (SP-098) e Padre Manuel da Nóbrega (SP-055).
Como parte da concessão, estão previstas a instalação de três pedágios, sendo dois na Rodovia Mogi-Dutra — um localizado no quilômetro 44, em Mogi das Cruzes, com tarifa de R$ 1,95, e outro próximo a Arujá, a R$ 1,45 — além de um pedágio na Rodovia Mogi-Bertioga, próximo ao litoral, com valor de R$ 6,12. É importante ressaltar que esses valores estão sujeitos a alterações.
Além dos pedágios, o projeto de concessão também prevê um investimento de aproximadamente R$ 4,3 bilhões em obras e intervenções nas rodovias. A maior parte desse montante será direcionada à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, onde está planejada a duplicação de 36,7 km de vias entre Bertioga e Santos e a criação de 35,7 km de ciclovias. O trecho entre Praia Grande e Peruíbe contará com mais de 32 km de ciclovias e 9 km de marginais, enquanto o segmento entre Peruíbe e Miracatu será totalmente duplicado, incluindo a adição de 4,4 km de ciclovias.
Obras e melhorias nas rodovias Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga
Na Rodovia Mogi-Bertioga, o pedágio previsto próximo ao litoral será acompanhado de melhorias que incluem a construção de 6,25 km de pista dupla, 10 km com uma terceira faixa, e a criação de três rampas de escape e três novas passarelas.
Por sua vez, a Rodovia Mogi-Dutra, que também deverá abrigar dois pedágios (um em Mogi das Cruzes e outro em Arujá), passará por importantes intervenções, com a realização de 2,85 km de duplicação e 8,7 km de faixas adicionais em pista dupla. Serão implementados também três dispositivos em desnível e quatro passarelas, além da duplicação da Estrada do Evangelho Pleno, anteriormente conhecida como Estrada do Pavão.