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    Início » Centros de Línguas no DF: O Caminho para Sucesso Acadêmico e Profissional Global
    Educação

    Centros de Línguas no DF: O Caminho para Sucesso Acadêmico e Profissional Global

    15/09/2024
    centros de linguas no

    Os Centros Interescolares de Línguas (CILs) do Distrito Federal têm se destacado como plataformas essenciais para a transformação social e a realização de sonhos, conforme testemunha a estudante Célia Vitória Alves, de 18 anos. Ao concluir o curso de inglês no CIL Paranoá, ela não apenas adquiriu fluência no idioma, mas também conquistou uma oportunidade única ao ser selecionada para o Programa Jovens Embaixadores 2023, que a levou para uma experiência enriquecedora nos Estados Unidos. Essa vivência internacional acendeu em Célia novas aspirações, como o desejo de se tornar diplomata, além de incentivá-la a estudar Língua Francesa no CIL e Literatura na Universidade de Brasília (UnB).

    Célia relembra seu início no CIL, onde chegou sem qualquer conhecimento em inglês. “Não sabia nem me apresentar. Terminei o curso dominando o idioma e participando de um programa que mudou a minha vida. Os professores me apoiaram em todos os momentos – dois deles foram fundamentais para a minha candidatura”, conta a jovem, que também se dedica ao aprendizado da língua francesa no CIL Paranoá. Segundo ela, a acessibilidade oferecida pelos CILs é crucial: “Muitos, assim como eu, não teriam como pagar por uma escola de idiomas. Os CILs são gratuitos e oferecem ensino de qualidade excepcional.”

    Atualmente, a rede pública do Distrito Federal abriga 17 CILs, dos quais quatro foram inaugurados desde 2019. No primeiro semestre de 2023, mais de 57 mil estudantes se matricularam nas unidades, tendo a oportunidade de aprender idiomas como inglês, espanhol, francês, japonês e alemão com o suporte de 500 professores altamente qualificados. Dentre os alunos, cerca de 14 mil pertencem à comunidade local, o que demonstra o impacto significativo da iniciativa.

    A trajetória dos CILs no Distrito Federal começou em 14 de janeiro de 1975, com a criação do CIL 1 em Brasília. Desde então, a rede expandiu-se para outras locais, como Ceilândia, Taguatinga, Gama e Sobradinho. Em 1995, a segunda unidade de Brasília foi inaugurada, seguida por outras diversas localidades. Recentemente, em 2020 e 2021, novas unidades foram abertas no Riacho Fundo, além de reformas que modernizaram as estruturas existentes.

    A relevância dos CILs na capital brasileira foi assunto de uma tese de doutorado da professora Denise Damasco, que analisou a importância dessas instituições para o desenvolvimento dos estudantes. Ela ressalta que o modelo implementado no DF foi pioneiro, complementando o ensino regular e possibilitando a inclusão de aulas de idiomas em um ambiente dedicado. “Os centros surgiram em um contexto onde a demanda por aprendizados de idiomas era evidente, mesmo antes da fundação da cidade”, explica Denise.

    Ela própria vivenciou esse impacto, tendo sido estudante de inglês e francês no CIL e, posteriormente, atuado como professora na mesma instituição. Denise observou ao longo da sua carreira como as aulas de idiomas transformam vidas, permitindo que jovens de diferentes origens sonhem com oportunidades antes inatingíveis. “Os centros são espaços de aprendizado direcionado e atenção individualizada, onde cada estudante pode explorar seus interesses e potencialidades”, afirma.

    A gestão democrática dos CILs permite que as unidades proponham projetos pedagógicos inovadores, adaptando-se às necessidades dos alunos e promovendo um ensino que vai além da gramática, valorizando também a cultura e a interação social. A Diretora de Educação em Tempo Integral da Secretaria de Educação, Érica Soares Martins Queiroz, comenta que o DF foi pioneiro na criação desses centros, que são reconhecidos por sua excelência educacional.

    Recentemente, o CIL de Samambaia recebeu prêmios por suas práticas de ensino do espanhol, enquanto o CIL do Guará implementou um projeto para ensinar português a imigrantes, abordando temas de cidadania e direitos humanos. Com aulas híbridas que combinam modalidades online e presencial, essa iniciativa pode ser expandida para outras unidades.

    As inscrições para os CILs ocorrem duas vezes ao ano, de forma online, com prioridade para alunos da rede pública e vagas remanescentes abertas à comunidade. Os prazos e detalhes sobre o processo de matrícula são publicados no site da Secretaria de Educação, garantindo que mais estudantes tenham acesso a essa oportunidade transformadora.

    O impacto dos CILs no fortalecimento do protagonismo estudantil e na promoção do aprendizado de idiomas se reflete em histórias como a de Célia, que agora está pronta para expandir seus horizontes e impactar o mundo.

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