CED 104: Da Crise ao Reconhecimento

No dia 1º de dezembro, o Centro Educacional nº 104 do Recanto das Emas (CED 104) foi agraciado com um reconhecimento da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), em uma cerimônia proposta pelo deputado Gabriel Magno (PT). A reportagem do Correio Braziliense, publicada em 9 de dezembro, relatou o impressionante percurso da escola, que há anos figurava entre as piores do Brasil, mas agora é vista como uma história de sucesso. Desde 2011, a unidade enfrentou desafios significativos, como altas taxas de reprovação e abandono escolar. Contudo, a dedicação dos professores e gestores mudou o cenário, transformando a escola em um exemplo de superação e qualidade educacional.

Em 2011, a escola se destacava negativamente, mas hoje, 14 anos depois, o quadro foi completamente revertido. O CED 104, que agora recebe anualmente cerca de 30 alunos na Universidade de Brasília (UnB), se tornou uma das melhores instituições de ensino do país. O início dessa mudança se deu sob a direção de Sérgio Elias Carvalho, que gerenciou a escola entre 2012 e 2015, e continuou com Felipe Renier Maranhão Lima, atual diretor, que assumiu em 2020, mantendo o foco na recuperação pedagógica.

Militarização Não é a Solução

Felipe, mestre em ensino de física, iniciou sua trajetória no CED 104 em 2014 e atuou como professor até 2017. Entre 2018 e 2019, ele foi coordenador e desde 2020 é diretor. Ele é firme ao afirmar que a equipe não vê a militarização como uma solução para resolver problemas de indisciplina. “Nós, do CED 104, acreditamos que não é necessário. É possível ter organização na escola com práticas pedagógicas assertivas, mesmo diante dos desafios pós-pandemia”, enfatizou. O diretor ressaltou que a transformação atual é fruto de um trabalho contínuo iniciado há mais de uma década.

A escola, que antes lidava com altos índices de reprovação e indisciplina, agora se dedica à valorização da gestão democrática. Felipe relembra que, em 2011, a unidade enfrentava um cenário crítico, marcado por conflitos e baixa participação dos alunos. “Foi um trabalho árduo, mas conseguimos ver os resultados”, disse.

Um ponto notável é que a maioria dos alunos ingressa na UnB por meio do Programa de Avaliação Seriada (PAS), que proporciona uma preparação contínua ao longo dos três anos do ensino médio. “Muitas famílias estão percebendo a importância dessa preparação antecipada”, afirmou Felipe. Além disso, a escola promove um projeto de transição que prepara os alunos para o primeiro ano do Ensino Médio, destacando a relevância de uma mentalidade voltada para o ingresso em universidades públicas.

Estratégias de Melhoria e Valorização do Espaço Escolar

A nova gestão focou na recuperação e valorização do espaço escolar através de intervenções físicas e organizacionais. As paredes foram pintadas com cores vibrantes, e regras básicas foram reestabelecidas. O controle de horários foi rigoroso para alunos e professores, e medidas disciplinares foram aplicadas, incluindo transferências em casos de indisciplina persistente.

O acompanhamento mais próximo dos alunos passou a ser uma prática da escola, com atendimentos regulares e controle de entradas e saídas, o que melhorou o clima organizacional. Com a evolução da estrutura escolar, o perfil dos estudantes também mudou. Felipe destaca que muitos buscam a escola motivados pelo desejo de conquistar uma vaga na universidade, ao passo que a diversidade social permanece, refletindo a realidade da rede pública.

Construindo Pertencimento e Resultados

Desde 2014, o CED 104 incentiva projetos que fortalecem o vínculo dos alunos com a instituição. Atividades como o Pré-Enem Solidário e festivais culturais promovem a integração dos estudantes e contribuem para a redução de conflitos. “O pertencimento é fundamental para a melhora dos índices educacionais”, conclui Felipe, reforçando a importância de um ambiente acolhedor e estimulante para o aprendizado.

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