Reflexões de Zambelli em Tempos Difíceis

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa em Roma, na Itália, na última terça-feira (29/7). Agora, a política aguarda uma decisão da Justiça italiana sobre seu pedido de extradição. As autoridades têm um prazo de 48 horas para decidir se Zambelli será liberada, se ficará sob prisão domiciliar ou se aceitarão a solicitação do Brasil.

Condenada a 10 anos de reclusão e à perda de seu mandato parlamentar pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Zambelli teve sua pena decretada em decorrência da invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em conluio com o hacker Walter Delgatti. A decisão foi proferida em 17 de maio deste ano.

Relembre Frases Polêmicas da Deputada

No dia em que anunciou sua prisão, Zambelli fez uma declaração em vídeo: “Se eu tiver que cumprir qualquer pena, vai ser aqui na Itália, que é um país justo ainda e democrático.” Essa fala, proferida em 29 de julho de 2025, gerou repercussão nas redes sociais.

Em uma entrevista à CNN, no dia 3 de julho de 2025, a deputada expressou sua confiança em seu status de cidadã italiana: “Como tenho cidadania italiana, eu sou intocável na Itália, não há o que ele [Alexandre de Moraes] possa fazer para me extraditar onde sou cidadã, eu estou muito tranquila em relação a isso.”

Após sua condenação pelo STF, Zambelli também comentou sobre sua saúde, afirmando: “Eu estou pegando vários relatórios dos meus médicos e eles são unânimes em dizer que eu não sobreviveria à cadeia. A gente vai apresentar isso num momento oportuno.” A declaração foi feita em 15 de maio de 2025, gerando debates sobre as condições do sistema prisional.

Em outra ocasião, a deputada falou sobre a responsabilidade política, afirmando em entrevista ao Metrópoles, no dia 23 de abril de 2025: “Mais fácil botar a culpa em outra pessoa quando você sai perdedor de alguma coisa,” em resposta aos comentários do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que a culpou pela derrota nas eleições.

Logo após o resultado das eleições presidenciais, em 30 de outubro de 2022, Zambelli fez questão de se posicionar nas redes sociais: “Serei a maior oposição que Lula jamais imaginou ter.” Essas palavras ecoaram entre seus seguidores e adversários políticos, evidenciando sua postura enérgica nas disputas políticas.

Depois de ser condenada, Zambelli decidiu deixar o Brasil em junho, buscando refúgio na Itália, onde possui cidadania. O governo brasileiro está em processo de solicitar sua extradição, uma manobra que poderá trazer a parlamentar de volta ao país.

Assim que retornar ao Brasil, Zambelli terá que se submeter às leis brasileiras e à pena estabelecida pelo STF. Além disso, a Câmara dos Deputados terá que avaliar a possibilidade de perda de seu cargo, conforme estipulado pela decisão do Supremo, que determina que a questão deve ser dada à apreciação da Casa legislativa.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version