Canal de Comunicação para Denunciar Intoxicações por Metanol

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF) anunciou a criação de um canal específico para que os cidadãos relatem suspeitas de intoxicação por metanol. Essa nova ferramenta foi divulgada na noite da última quinta-feira (2) e visa facilitar a comunicação de casos suspeitos à população.

Para utilizar o serviço, os interessados devem entrar em contato com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) pelos telefones disponibilizados. Essa iniciativa surge em resposta à internação do rapper Hungria, que se encontra no hospital DF Star, com suspeitas de ter consumido uma bebida adulterada.

O caso do cantor marca o primeiro registro de intoxicação por metanol no DF, uma situação que levantou preocupações sobre a segurança das bebidas consumidas na região. Para intensificar as ações de proteção à saúde, o Ministério da Saúde está investigando 59 casos de intoxicação por metanol em todo o país, sendo que 11 foram confirmados como intoxicações e uma já resultou em óbito.

Na manhã desta sexta-feira (3), foi divulgado um comunicado sobre o estado de saúde do artista. De acordo com os médicos, Hungria apresenta evolução positiva em seu quadro clínico. Ele teve uma boa noite de sono, se alimentou normalmente e os exames laboratoriais já mostram melhora, com a normalização dos índices metabólicos.

A Secretaria de Saúde esclareceu que o quadro do cantor se enquadra nos critérios de um ‘caso suspeito’ de intoxicação. O caso está sendo acompanhado pela Vigilância Epidemiológica, que atua por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Distrito Federal (CIEVS-DF).

Em resposta a essa situação alarmante, a secretaria anunciou uma intensificação nas ações de fiscalização em estabelecimentos como bares, restaurantes, quiosques, trailers e distribuidoras de bebidas localizadas no DF. Durante a madrugada de sexta-feira (3), equipes de autoridades sanitárias realizaram fiscalizações em Vicente Pires, onde quatro estabelecimentos foram vistoriados, mas não foram encontradas irregularidades nas bebidas.

A Polícia Militar também está envolvida nas operações, e mais de 50 estabelecimentos de Vicente Pires ainda devem ser inspecionados. A ação busca garantir a segurança dos consumidores e coibir quaisquer práticas que coloquem em risco a saúde pública.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version