Detenção em Bali

Na última quinta-feira, dia 24 de julho, as autoridades indonésias confirmaram a prisão de um brasileiro no aeroporto de Bali, após ser flagrado com mais de três quilos de cocaína. O indivíduo, que permanece sem identificação divulgada, foi detido no dia 13 de julho. Se condenado, ele poderá enfrentar a pena de morte, conforme as rigorosas leis do país sobre tráfico de drogas.

A Agência Nacional de Narcóticos da Indonésia relatou que o brasileiro transportava a substância ilícita em dois sacos plásticos, que estavam dentro de sua mochila e mala. Em sua defesa, o suspeito alegou que seu destino final era a entrega dos pacotes a um residente local em Bali.

Outras Prisões no Mesmo Dia

No mesmo dia da detenção do brasileiro, uma mulher da África do Sul foi presa por portar cocaína e metanfetamina escondidas em suas vestes. Ela, que chegou ao aeroporto procedente de Singapura, não teria qualquer ligação com o caso do brasileiro, conforme as autoridades locais.

A Indonésia é conhecida por suas políticas rigorosas em relação ao tráfico internacional de drogas, que incluem penas severas, como a execução. Isso torna o país um dos mais temidos em relação às consequências do tráfico.

Histórico de Brasileiros Condenados à Morte

O caso atual não é isolado. Em 2015, Rodrigo Muxfeldt Gularte, um brasileiro de 42 anos, foi executado após passar 11 anos preso por tráfico de drogas. Ele foi detido em 2004 com seis quilos de cocaína escondidos em uma prancha de surfe. Outro caso marcante envolveu Marco Archer Cardoso Moreira, que também enfrentou a pena de morte em 2015, após ser preso em 2003 com 13,4 quilos de cocaína em tubos de uma asa delta. Apesar de apelos, incluindo um pedido da então presidente do Brasil, Dilma Rousseff, suas súplicas não foram atendidas pelas autoridades indonésias.

Outros Detidos e Estatísticas Alarmantes

Atualmente, outros dois brasileiros permanecem detidos na Indonésia. Manuela Vitória de Araújo Farias, de 21 anos, foi presa em 2022, com 3,6 quilos de cocaína, enquanto Kauê Campos Valério, de 39 anos, foi capturado em maio deste ano carregando 41 gramas de maconha.

Conforme divulgado pelo Ministério da Imigração da Indonésia, mais de 90 estrangeiros estão atualmente no corredor da morte, aguardando julgamento por crimes relacionados a drogas. A última vez que o país realizou execuções por tráfico de drogas foi em 2016, quando um indonésio e três nigerianos foram mortos.

Esses incidentes ressaltam a gravidade das leis antiprópias da Indonésia, evidenciando as consequências severas enfrentadas por aqueles que se envolvem no tráfico de drogas neste país, conhecido por sua linha dura em relação a crimes deste tipo.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version