Resultados de Destaque e Visão para o Futuro

O último final de semana foi marcante para o esporte universitário brasileiro, que encerrou sua participação nos Jogos Mundiais Universitários Reno-Ruhr 2025 com um desempenho notável. Ao todo, a delegação conquistou 12 medalhas em diversas modalidades, destacando-se a vitória emocionante no basquete masculino, que superou os Estados Unidos mesmo após estar 19 pontos atrás no placar. Essa vitória representa uma quebra de um tabu de 62 anos sem triunfos nessa modalidade específica.

Com o resultado, o Brasil já começa a articular estratégias para os Jogos Universitários que acontecerão na Coreia do Sul em 2027. Alim Maluf Neto, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, avaliou de forma positiva o desempenho da equipe brasileira nos jogos realizados na Alemanha. “O balanço foi muito positivo. Conquistamos 12 medalhas no geral, além disso, tivemos a participação de vários atletas disputando as finais em suas modalidades. Esse resultado nos colocou em 2º lugar entre os países das Américas. Resultados importantes em esportes individuais e coletivos, ou seja, nosso esporte universitário foi muito bem representado nestes jogos”, afirmou Alim.

Ele também abordou os desafios que o Brasil enfrentará na próxima edição do evento. “Precisamos nos preparar bem para os próximos Jogos, pois eles serão muito mais desafiadores em termos de nível técnico. Afinal, a um ano das Olimpíadas de Los Angeles, muitos países utilizarão os Jogos Mundiais Universitários como preparação e observação para os Jogos Olímpicos”, completou o presidente.

Luciano Cabral, vice-presidente da Federação Internacional de Esporte Universitário (Fisu), destacou o aumento da qualidade técnica na competição. “Cada vez tem ficado mais difícil para as delegações conseguirem bons resultados, pois todos os países têm se fortalecido para a disputa dos Jogos. A Fisu tem promovido esforços significativos para fortalecer os Jogos Universitários em todo o planeta, garantindo que os cinco continentes recebam a estrutura necessária para seu desenvolvimento”, destacou.

Ao todo, o Brasil conquistou 12 medalhas, distribuídas entre 2 ouros, 3 pratas e 7 bronzes. As modalidades que garantiram medalhas ao país foram:

  • Medalhas de Ouro: 1 no taekwondo, 1 no basquete masculino
  • Medalhas de Prata: 1 no taekwondo, 1 no judô, 1 no vôlei masculino
  • Medalhas de Bronze: 2 no taekwondo, 1 na natação, 2 no judô, 1 no atletismo, 1 no vôlei feminino

Essa performance robusta reafirma o potencial do Brasil no cenário esportivo universitário e a expectativa é que o país continue avançando e se preparando para os desafios que virão.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version