Preparativos para o Ano Letivo de 2026

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) está em ritmo acelerado para as preparações do ano letivo de 2026, que terá início em fevereiro e contará com a matrícula de 448.103 estudantes na rede pública de ensino. Dentre as ações planejadas, estão a adequação da infraestrutura das escolas, organização pedagógica e a distribuição de profissionais qualificados para garantir a qualidade e a segurança nas unidades escolares.

Este ano, três mil novos professores foram nomeados para integrar a carreira de magistério público. Estes docentes passaram por um rigoroso processo seletivo, conforme o Edital Normativo nº 31/2022, que já convocou um total de 5.239 aprovados, incluindo os 3 mil que iniciarão suas atividades imediatamente. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destacou a importância dessas nomeações: “Elas são essenciais para assegurar o pleno funcionamento da rede pública, especialmente em um contexto de aposentadorias que têm se tornado cada vez mais frequentes.”

Distribuição dos Novos Professores

A alocação dos novos docentes será realizada de maneira estratégica nas 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs), com base em estudos técnicos que levam em conta o número de matrículas e as particularidades pedagógicas de cada escola. As convocações abrangem uma ampla gama de disciplinas, como Atividades (918 professores), Educação Física (535), Língua Portuguesa (404) e Artes (240). Além disso, as áreas de Língua Inglesa (140), Biologia (78), Geografia (82), História (71), Filosofia (76), Física (65), Química (79) e Ciências Naturais (79) também contam com novos profissionais. Disciplinas como Espanhol, Sociologia, Informática, Enfermagem e até campos especializados como Construção Civil, Contabilidade e Direito estão sendo contemplados nas contratações.

Programa Carência Zero e Gestão de Recursos

Para atender a possíveis lacunas e evitar a falta de professores, a SEEDF lançou o programa Carência Zero. Esta iniciativa visa padronizar critérios e prazos para a contratação de docentes nas turmas, uma necessidade que se intensifica em função das aposentadorias e da ampliação da rede. As recomposições estão sendo realizadas por meio de nomeações efetivas e contratações de substitutos para cobrir licenças e afastamentos. Até 28 de janeiro, os professores substitutos podem entregar a documentação necessária através do Sistema de Peticionamento Eletrônico (Sispe), em colaboração com a Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep) e as CREs.

Histórico de Nomeações na Rede Pública

Nos últimos anos, o DF tem visto um aumento significativo nas nomeações de professores: em 2024, foram 4.433 novas contratações (contando 4.022 professores e 411 da carreira de políticas públicas); em 2023, 4.538; em 2022, 515; em 2021, 1.158; em 2020, 1.105; e em 2019, 589. No total, entre 2019 e 2024, mais de 12,3 mil profissionais foram empossados no sistema. “Estamos comprometidos em garantir que cada aluno da rede pública tenha um professor disponível em sala de aula desde o primeiro dia de aula”, enfatizou a secretária Paranaguá, reforçando o empenho do governo em manter a qualidade e a organização do ensino no Distrito Federal.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version