Mato Grosso enfrenta mais de 160 desafios no setor agrícola, oferecendo uma oportunidade significativa para desenvolvedores de tecnologias e inovações rurais. Esses desafios foram identificados no contexto do projeto “AgriHub Conecta: impulsionando a inovação no campo”, que está prestes a lançar um e-book informativo detalhando possíveis soluções para os problemas encontrados nas atividades agropecuárias. O projeto é viabilizado em colaboração com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), demonstrando um esforço conjunto para modernizar e tornar o agronegócio mais eficiente.
A iniciativa do Instituto AgriHub envolveu um trabalho de campo dedicado a dialogar diretamente com produtores rurais, com o intuito de mapear os principais gargalos e dificuldades enfrentadas em suas operações diárias. Segundo Jéssica Gimenes, gerente de Inovação e Agronegócio do AgriHub, foram identificadas questões que vão além do que se vê à superfície, incluindo potenciais complicações relacionadas a políticas públicas do estado. “Nosso ecossistema se lançou ao desafio de expor essas questões ao público e aos investidores do mercado. O que as startups de tecnologia podem solucionar são apenas uma parte do quebra-cabeça. É crucial considerar se os problemas de infraestrutura podem encontrar soluções em abordagens que ainda não estão em nosso radar”, destaca Gimenes.
É fundamental “olhar para fora da bolha” na busca por soluções já existentes que necessitam de maior atenção e aplicação prática. Conforme Jéssica, o “Dia da Inovação Aplicada” foi realizado em oito cidades de Mato Grosso, promovendo um ambiente de discussão que busca, através dos desafios levantados, indicar caminhos para possíveis resoluções. Essa iniciativa resultou em uma chamada aberta que selecionou 10 startups com expertise para ajudar os produtores a enfrentarem os desafios encontrados no campo. A partir dessa análise, um relatório abrangente foi elaborado, destacando os principais problemas identificados, os resultados do diagnóstico, as áreas de atuação, bem como etapas e categorias associadas, complementadas por infográficos esclarecedores.
O objetivo primordial deste projeto é devolver tecnologia aos produtores a partir das informações coletadas na pesquisa, mas também demonstrar ao mercado as oportunidades existentes no agronegócio. “Queremos provocar reflexões e trazer à tona questões relacionadas, incluindo a infraestrutura como um ponto de destaque”, enfatiza Jéssica. Desafios mais complexos também foram explorados durante esse processo. Na localidade de Jaciara, por exemplo, os produtores expressaram a necessidade de fontes de fertilizantes fosfatados específicos, refletindo um nível de detalhamento que a pesquisa nunca havia abordado anteriormente.
A expectativa é que os produtores adotem as tecnologias sugeridas para solucionar suas demandas imediatas. O AgriHub está ativamente monitorando essa implementação com o intuito de avaliar a adaptabilidade das inovações no mercado, com a visão de expandir o conhecimento e as soluções desenvolvidas para outros Sindicatos Rurais da região. Essa abordagem não apenas incentiva a inovação, mas também configura um modelo colaborativo que pode levar o agronegócio mato-grossense a patamares ainda mais altos.
Para ter acesso a conteúdos completos e detalhados sobre como essas tecnologias podem ser aplicadas em práticas agrícolas, o e-book será uma ferramenta valiosa, oferecendo insights e soluções tangíveis. Ao convidar a comunidade agrícola a se engajar nessa jornada de inovação, são proporcionadas oportunidades para um desenvolvimento sustentável e um futuro mais próspero para todos.
Se você está interessado em ficar por dentro de mais entrevistas e novidades do Setor Agro, não deixe de conferir nossa playlist no YouTube e entre em contato com nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso para receber atualizações em tempo real.