Debate sobre a Gestão do SUS Reúne Especialistas e Gestores
Por trás de cada atendimento, consulta agendada ou leito disponível, há decisões estratégicas que garantem o acesso ao cuidado para quem realmente precisa. Com foco no fortalecimento da saúde pública, Vanessa Tchelzoff, Controladora Interna do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), participou, nesta terça-feira (23), da 3ª Maratona Temática: Saúde Pública, promovida pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).
O evento reuniu gestores, especialistas e representantes de órgãos de controle de várias regiões do país para compartilhar experiências e discutir caminhos que aprimoram a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a programação, foram abordadas iniciativas relacionadas à inovação, governança, eficiência dos serviços e políticas públicas mais sólidas.
Modelos de Contratualização e Controle no DF
Vanessa Tchelzoff representou o IgesDF na mesa de debate “Experiências de Terceirização da Saúde no DF”, espaço dedicado à reflexão sobre diferentes modelos de parceria entre o Estado e organizações terceirizadas. A discussão destacou desafios operacionais, mecanismos de controle e boas práticas que contribuem para mais qualidade, responsabilidade e transparência na prestação dos serviços à população.
Leia também: Hospital de Retaguarda de Rondônia: Um Pilar da Saúde Pública no Estado
Fonte: rjnoar.com.br
Fonte: daquibahia.com.br
Segundo a controladora interna, esses momentos são essenciais para o intercâmbio de conhecimento e para fortalecer soluções que elevem a qualidade da assistência. “Foi uma oportunidade valiosa para aprofundar o debate sobre modelos de gestão, compartilhar experiências e refletir sobre mecanismos que garantam a qualidade na entrega final ao cidadão. O controle aliado à gestão estratégica é fundamental para fortalecer a saúde pública”, afirma.
Vanessa reforça que a participação do Instituto em fóruns de discussão reforça o compromisso com a melhoria contínua dos serviços no Distrito Federal. “Quando instituições se reúnem para compartilhar aprendizados e boas práticas, todos ganham. Essas trocas aperfeiçoam processos, ampliam a eficiência e fortalecem a cultura de responsabilidade, impactando diretamente a experiência do paciente na rede de saúde”, acrescenta.
Diálogo e Cooperação para Uma Saúde Pública Mais Eficiente
Mais do que debater modelos de gestão, encontros como a Maratona Temática evidenciam que a construção de uma saúde pública de qualidade depende do diálogo, da cooperação e da busca constante por aprimoramento. “O controle, aliado à gestão estratégica, é o caminho para uma saúde pública mais robusta e eficiente no nosso DF”, conclui a controladora interna do IgesDF.
Leia também: Desvendando a Saúde Suplementar: O Reflexo da Gestão na Saúde Pública
Fonte: parabelem.com.br
Com informações do Iges/DF.

