Caminhada Mobiliza Apoiadores em Brasília
Mesmo enfrentando uma forte chuva, a caminhada promovida pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) atraiu centenas de apoiadores neste domingo (25) em Brasília. O evento, que ocorre em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e contra as condenações relacionadas aos acontecimentos de 8 de janeiro de 2023, começou sua trajetória na última segunda-feira (19) em Paracatu, no interior de Minas Gerais, com a última etapa tendo início por volta das 10h, na capital federal.
A manifestação teve seu ponto de partida no Park Way, um bairro nobre a aproximadamente 20 km do centro de Brasília, e os participantes percorreram a EPIA (Estrada Parque Indústria e Abastecimento) Sul e a EPIA Norte, com destino à Praça do Cruzeiro, no Eixo Monumental, onde Nikolas Ferreira deve discursar aos manifestantes.
Figuras Políticas Presentes
O ato também contou com a presença de diversas figuras políticas, incluindo Carlos Bolsonaro, ex-vereador, Padre Kelmon, o senador Marcos do Val (Podemos-ES), e os deputados Zé Trovão (PL-SC), Filipe Barros (PL-PR) e Carlos Jordy (PL-RJ). Antes do início da última fase da caminhada, Nikolas declarou que a manifestação cumpriu seu intuito: “despertar as pessoas e abrir seus olhos para o que está acontecendo” no Brasil.
Medidas de Segurança e Ameaças
Durante este domingo, Nikolas Ferreira revelou que foi aconselhado pela PLF (Polícia Legislativa Federal) a usar coletes à prova de balas. O deputado começou a utilizar o equipamento nos últimos dias da caminhada, motivado por ameaças que, segundo sua assessoria, foram feitas contra ele. A origem e a autoria das ameaças não foram especificadas. “Recebi uma orientação. A equipe da PLF e sua inteligência me alertaram sobre o aumento dos riscos e, em determinado momento, pediram que eu usasse [o colete]”, afirmou Nikolas à imprensa.
Ele continuou: “As ameaças surgiram e começaram a aumentar. E, obviamente, para prezar pela minha vida, estamos usando.”
Riscos à Segurança na Caminhada
Na última quarta-feira (21), a PRF (Polícia Rodoviária Federal) alertou sobre os riscos operacionais e de segurança viária na “Caminhada pela Liberdade”, organizada pelo deputado. A corporação destacou que o parlamentar não havia notificado as autoridades de trânsito sobre a realização do ato, o que dificultou o planejamento de medidas para garantir a segurança de participantes e motoristas que utilizam as rodovias.
A PRF também informou que, apesar de não ter recebido aviso prévio, monitorou o deslocamento de parlamentares e civis, chegando a notificar o gabinete do deputado sobre as questões de segurança relacionadas à caminhada.
Objetivo da Caminhada e Trajetória
Iniciando sua jornada na segunda-feira (19), Nikolas Ferreira partiu de Paracatu, cidade no Noroeste de Minas Gerais, e atraiu a atenção de apoiadores nas redes sociais, além de outros membros do Congresso e eleitores de Bolsonaro. A manifestação, que se estendeu pela BR-040, tem seu término previsto para este domingo (25), às 12h, na Praça do Cruzeiro, após um percurso de 240 quilômetros.
De acordo com o deputado, o propósito é protestar contra as decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) em relação às condenações dos envolvidos nos atos antidemocráticos ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023, com especial foco no ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi condenado por tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022 e se encontra preso no Complexo da Papuda, em Brasília.

