Iniciativa promove formação cidadã e conscientização no trânsito desde a infância
Nesta quarta-feira, dia 13, 180 crianças com até 6 anos de idade participaram da ação Infância Cidadã, realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Esta iniciativa é resultado da colaboração entre o Departamento de Trânsito (Detran-DF), a Secretaria de Educação (SEEDF) e a CLDF, visando introduzir o universo da cidadania e educação no trânsito de uma maneira lúdica e interativa.
O projeto está programado para atender um total de 840 crianças da rede pública de ensino, divididas em cinco dias de atividades, com 90 alunos por turno. A programação é diversificada e inclui oficinas com bambolês, lanches coletivos, visitas guiadas, apresentações teatrais com bonecos e a distribuição de materiais educativos.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, enfatiza a relevância de educar sobre cidadania desde a infância. Segundo ela, “o objetivo é formar uma nova geração politizada e consciente de seu papel na sociedade, compreendendo seus direitos, deveres e a função dos poderes públicos”. Hélvia destaca que, desde pequenos, as crianças já assimilam conceitos como o funcionamento de semáforos, o uso de cadeirinhas, o cinto de segurança e a importância de não usar o celular enquanto dirigem. “As crianças são como um HD pronto para receber essas informações e acabam influenciando positivamente suas famílias com o que aprendem na escola”, observa.
A chefe do Núcleo de Campanha Educativa de Trânsito do Detran-DF, Graziela Piloni, complementa que, para essa faixa etária, as atividades abordam principalmente o uso adequado de assentos de segurança, com o intuito de reduzir a resistência ao uso desses equipamentos. “Trouxemos atividades mais lúdicas, como o grupo de teatro, para que consigam compreender melhor a questão do trânsito. Além disso, estimulamos a utilização da faixa de pedestre, pois as crianças são excelentes formadoras de opinião. Quando corrigem os pais, isso gera resultados positivos para a segurança no trânsito”, ressalta Graziela.
Protagonismo infantil e escuta ativa nas políticas públicas
A ação integra o projeto Plenarinha, promovido pela Secretaria de Educação. Fabrícia Estevão, da diretoria de Educação Infantil, destaca que a proposta tem como foco incentivar o protagonismo das crianças. “Elas compartilham suas opiniões sobre a região onde vivem, sobre parquinhos, escolas e suas brincadeiras. Tentamos trazer questões sociais, mas usando uma linguagem que elas compreendam. A ideia é que percebam que fazem parte de um processo social e que suas vozes são levadas em consideração, inclusive nas políticas públicas”, explica Fabrícia.
Entre as instituições que participaram, estava a creche Mãe dos Homens, localizada em Samambaia, que mantém uma parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF) e foi contemplada com o sorteio para a visita ao Plenário. A coordenadora da creche, Rayane Pereira da Silva, sublinha que a visita é parte de um projeto maior. “Nosso objetivo é promover a escuta sensível da criança. Este ano, o tema é ‘A natureza e a saúde de mãos dadas – o Cerrado ensina’. Abordamos isso utilizando animais, texturas, cores e plantas medicinais. Muitas pessoas acreditam que as crianças não possuem opinião, que são uma folha em branco, mas desde pequenas é possível perceber suas opiniões e respeitar os direitos que elas têm”, conclui Rayane.

