Benefícios do Acordo para o Agronegócio
BRASÍLIA – O agronegócio da América Latina, representando o Mercosul, será o principal beneficiário do acordo comercial com a União Europeia, conforme análise do Eurasia Group. Enquanto isso, a indústria europeia, especialmente a pesada, deve desfrutar de ganhos significativos, assim como os setores de serviços do bloco europeu.
De acordo com o relatório, empresas europeias que atuam nos segmentos de veículos, maquinário e produtos farmacêuticos estão bem posicionadas para ganhar com esse acordo. Além disso, alguns nichos do agronegócio europeu também devem colher frutos, destacando-se produtores de vinho e alimentos de alto padrão, principalmente aqueles que possuem indicações geográficas protegidas. Esses produtos devem ser integrados ao mercado do Mercosul, com algumas exceções.
Expectativas para a Implementação do Acordo
A cerimônia de assinatura do pacto de livre comércio está programada para este sábado, 17, no Paraguai. A Eurasia estima que a implementação do acordo comece em 2027, dependendo da rapidez com que os Parlamentos dos países do Mercosul e da União Europeia aprovarem o documento.
As previsões econômicas sobre o impacto do acordo no PIB tanto do Mercosul quanto da União Europeia são, segundo a consultoria, modestas. Projeções oficiais de 2020 sugerem que o pacto poderá adicionar apenas 0,1% (cerca de € 11 bilhões) ao PIB da UE e 0,3% (aproximadamente € 7,4 bilhões) ao PIB do Mercosul nos primeiros 12 anos de sua aplicação.
Benefícios Além do PIB
No entanto, a parceria econômica abrangente promete trazer vantagens que vão além do crescimento modesto do PIB. Embora o incremento no crescimento econômico seja considerado limitado, a redução de custos e a abertura de novas oportunidades de negócios em ambos os lados da transação são vistas como impactos significativos do acordo, segundo a Eurasia.
A consultoria também enfatiza que o pacto deve beneficiar predominantemente pequenas e médias empresas, além de atrair investimentos. A análise sugere que o Mercosul verá um aumento no investimento europeu, ampliando seu papel nas cadeias globais de valor.
Integração e Oportunidades de Investimento
O Mercosul pode ainda obter benefícios indiretos a partir de uma integração mais profunda nas cadeias globais de suprimento, criando novas oportunidades de investimento. Esses desenvolvimentos são cruciais para o fortalecimento econômico do bloco latino-americano.
Outro aspecto relevante destacado pela Eurasia é como o acordo pode ser utilizado por ambos os blocos para avançar em suas ambições geopolíticas, especialmente em resposta às políticas dos Estados Unidos e à concorrência com a China.
Tendências Geopolíticas e Impactos Futuros
A consultoria sublinha que as tendências geopolíticas e o interesse mútuo em expandir mercados de exportação e garantir cadeias de suprimento são fatores que devem apoiar o fortalecimento das relações econômicas entre a UE e o Mercosul. Essa relação é ainda mais relevante em um contexto de crescentes tensões geopolíticas. “A abundância de recursos disponíveis no Mercosul acrescenta uma nova dimensão à geopolítica”, concluíram os analistas.

