Fortalecendo Laços Culturais no Mercosul
Durante a presidência pro tempore do Brasil no Mercosul em 2025, a Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM) tem se dedicado a promover a integração audiovisual na região. No segundo semestre do ano, foram implementadas diversas ações que visam fortalecer a circulação de obras e estimular a cooperação entre os países membros do bloco.
Um dos destaques desse esforço foi a segunda edição da Mostra Mercosul Audiovisual, que se destacou pela abrangência territorial e pela significativa participação dos pontos de exibição. Com a temática “Territórios e Paisagens em Transformação”, a mostra apresentou 12 curtas-metragens de gêneros variados, oriundos de países como Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Colômbia.
Realizada entre 8 de novembro e 14 de dezembro, a Mercosul Audiovisual contou com 367 pontos de exibição em 250 municípios, ampliando consideravelmente o acesso do público às produções audiovisuais da região, especialmente em áreas fora dos grandes centros urbanos. Dados preliminares indicam um público total de pelo menos 13.000 pessoas assistindo aos filmes em exibição.
Plataforma Mercosul Audiovisual em Ação
A Mercosul Audiovisual é parte integrante da Plataforma Mercosul Audiovisual, que oferece gratuitamente obras que fazem parte do acervo da RECAM por meio de ciclos periódicos. Atualmente, está em cartaz o Ciclo Cidades e Vivências Urbanas, que apresenta sete curtas-metragens e está disponível para conferência no site oficial.
Além da mostra, a RECAM implementou a Convocatória de Fortalecimento de Projetos de Coprodução Mercosul, voltada para novos cineastas. Um total de 12 projetos foram selecionados para acompanhamento por especialistas, enquanto outros 4 projetos suplentes receberam ações formativas, totalizando 16 iniciativas beneficiadas, sendo 4 de cada país participante. A representatividade brasileira foi destacada com a participação de Paula Gomes, da Plano 3 Filmes, como tutora no processo.
Premiações e Incentivos ao Audiovisual
No decorrer do semestre, a RECAM também ofereceu premiações em diversas categorias, incluindo legendagem, produção de cópias acessíveis e prêmios destinados à participação em ações de internacionalização. Eventos brasileiros como a Mostra de Filmes Universitários do Festival de Cinema de Gramado, o Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) e o Mercado Entre Fronteiras (MAEF), realizado em São Miguel das Missões (RS), foram contemplados com esse tipo de incentivo.
Para a secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), Joelma Gonzaga, as ações empreendidas ao longo da presidência brasileira ressaltam a importância da colaboração regional no setor audiovisual. “As atividades da RECAM em 2025 demonstram que a cooperação entre os países do Mercosul é essencial para ampliar a circulação das obras e fortalecer novos realizadores, assegurando que o audiovisual se torne um meio de diálogo, diversidade e acesso para todos”, explicou.
Celebrando a Preservação Audiovisual
Em continuidade à tradição dos anos anteriores, o Dia Mundial da Preservação Audiovisual foi celebrado pela RECAM com a produção de um teaser, reunindo imagens de acervos audiovisuais dos países do Mercosul. Com o tema “Paisagens de Ontem, Horizontes de Amanhã”, o teaser apresenta um panorama rico e diversificado do patrimônio audiovisual da região.
O ano de 2025 também viu a continuação do Concurso de Boas Práticas da Sociedade Civil em Acessibilidade Audiovisual, que nesta edição premiou a Fluindo Libras, uma produtora cultural bilíngue dedicada à arte surda. O júri também concedeu uma Menção Especial ao Divercine em Señas, do Uruguai, por ser pioneiro em incorporar interpretação em Língua de Sinais Uruguaia (LSU) em todas as suas atividades.
Edital Promove Novas Oportunidades
Por fim, um edital foi lançado para licenciamento de curtas-metragens, sendo que os filmes selecionados integrarão a plataforma de streaming Mercosul Audiovisual e farão parte das futuras ações de difusão promovidas pela RECAM. Fundada em 2003, a RECAM representa um importante espaço de diálogo entre as autoridades audiovisuais do Mercosul, atuando para fortalecer a produção conjunta e ampliar o acesso do público às obras da região.
Com a presidência brasileira, a RECAM reafirma seu papel como um agente vital na articulação regional, promovendo o audiovisual como um instrumento de diálogo, cooperação e integração cultural entre os países do Mercosul.

