Estado de saúde de Jair Bolsonaro
Nesta quinta-feira, 25, Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, informou sobre o estado de saúde do pai, que recentemente passou por uma cirurgia para tratar uma hérnia inguinal bilateral. A atualização foi compartilhada nas redes sociais, onde Carlos ressaltou a preocupação com a apneia do sono do ex-mandatário, uma condição que pode agravar seu quadro clínico.
“Continuo ajudando a Michelle Bolsonaro nos cuidados pós-operatórios do meu pai”, relatou Carlos em sua publicação. “Estamos nos revezando para monitorar seus movimentos e, principalmente, a apneia do sono — que chega a mais de 90 episódios por minuto. Esse distúrbio, se não controlado, pode levar a situações ainda mais complicadas do que as já enfrentadas por ele”, completou.
A apneia do sono, conforme mencionado por Carlos, é uma condição que provoca interrupções respiratórias durante o sono e requer uma atenção constante, especialmente após procedimentos cirúrgicos e anestésicos. Essa condição pode impactar negativamente a oxigenação e a recuperação do paciente, tornando o acompanhamento ainda mais crucial neste período.
Cirurgia bem-sucedida e recuperação
O ex-presidente está internado desde quarta-feira, 24, após autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para a realização da cirurgia. O procedimento, que durou mais de três horas e meia, foi considerado bem-sucedido, sem intercorrências.
Esta cirurgia marca a primeira saída de Jair Bolsonaro da Superintendência da Polícia Federal (PF) desde que começou a cumprir sua pena de 27 anos e 3 meses, em 22 de novembro. Segundo a equipe médica, a expectativa é que o ex-presidente permaneça hospitalizado de cinco a sete dias, durante os quais será avaliado quanto à evolução da circulação, respiração e a ocorrência de possíveis complicações associadas ao tipo de procedimento realizado.
Além disso, durante a internação, Jair Bolsonaro deve passar por um procedimento adicional para tentar resolver as frequentes crises de soluço que tem enfrentado. O acompanhamento médico contínuo é fundamental para garantir uma recuperação segura e eficaz.

