Importância do Cadastro no Fies
Os estudantes selecionados na chamada regular do segundo semestre de 2025 para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm um prazo decisivo até as 23h59 desta sexta-feira, 1º de agosto, para completarem suas inscrições. A realização deste procedimento deve ser feita diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando o login pelo portal Gov.Br.
O Fies, que é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), oferece financiamento para as mensalidades de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas que participam do programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Documentação Necessária
Os candidatos que optaram por vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD) precisam apresentar um laudo médico que comprove a condição, detalhando o tipo e o grau de deficiência, conforme a Classificação Internacional de Doença (CID). É importante ressaltar que, caso a instituição de ensino identifique algum erro ou inconsistência nas informações fornecidas, poderá requisitar documentação complementar para comprovação.
Fies Social e Vagas Reservadas
Um aspecto relevante do programa é que 50% das vagas são reservadas para o Fies Social, destinado a candidatos cuja renda familiar per capita não ultrapasse meio salário mínimo, ou seja, R$ 759 em 2025. Os estudantes que se enquadram nesse perfil e estão registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) têm a vantagem de estar dispensados da comprovação de renda, mas devem ainda assim comparecer à comissão da faculdade para validar suas informações.
Durante o período de complementação da inscrição, até esta sexta-feira, os candidatos também podem solicitar o financiamento de até 100% dos encargos educacionais da instituição de ensino superior.
Próximos Passos Após a Inscrição
Após finalizar a complementação das informações, os alunos precisam comprovar os dados fornecidos no momento da inscrição. Essa comprovação deve ser enviada, de forma física ou digital, à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CSPSA) da respectiva instituição em até cinco dias úteis. Se a documentação for aprovada, o próximo passo é a validação das informações por um agente financeiro em um prazo de até 10 dias, contados a partir do terceiro dia após a confirmação da inscrição pela comissão da faculdade.
Leia também: Servidores da Educação em Cabo Frio Recebem Menos que o Salário Mínimo: Uma Denúncia Alarmante
Somente com a aprovação do banco é que será possível formalizar a contratação do financiamento. O programa Fies, que recebe um grande número de inscrições, registrou um total de 276.140 candidatos, dos quais 111.402 efetivamente se inscreveram, com cada um podendo escolher até três opções de cursos de ensino superior.
Chamada Única e Lista de Espera
Vale lembrar que o Fies opera com uma chamada única e uma lista de espera, onde os candidatos que não forem aprovados na chamada inicial ficam automaticamente na lista. O MEC realizará novas convocações para preenchimento das vagas não ocupadas pelos pré-selecionados, com as convocações sendo feitas entre os dias 5 de agosto e 19 de setembro deste ano.