Instabilidade Climática na Região Sul
O clima apresenta-se instável nesta sexta-feira (25) em áreas que vão do norte do Rio Grande do Sul até o leste do Paraná, onde são esperadas chuvas com intensidade variando de moderada a forte. Essa situação é gerada pela influência de um sistema de baixa pressão que atua sobre o Paraguai. Um ponto que merece destaque é o norte do Paraná, onde o sol deve brilhar predominante e a umidade relativa do ar deve cair a níveis inferiores a 30%. No litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o vento forte é uma preocupação, com rajadas que podem atingir de 40 a 50 km/h, e até picos de 70 km/h na costa norte gaúcha.
Para os produtores rurais, a atenção ao clima é fundamental. Com isso, preparamos um e-book exclusivo para auxiliar no entendimento e na antecipação das mudanças meteorológicas, visando otimizar as práticas agrícolas e proteger as lavouras.
Chuva e Vento no Sudeste
No Sudeste, as condições climáticas são influenciadas por ventos úmidos que se deslocam do mar para o continente, resultando em pancadas isoladas de chuva entre o centro e o litoral de São Paulo. O avanço da frente fria também causa uma instabilidade climática nos sudeste de Minas Gerais, no estado do Rio de Janeiro e no extremo sul do Espírito Santo. Nesses locais, as pancadas de chuva devem ser irregulares e, em algumas regiões, podem ser intensas. Entretanto, do oeste paulista ao centro-oeste mineiro, o tempo permanece predominantemente seco, com a umidade relativa do ar caindo a menos de 30%.
Clima Seco e Quente no Centro-Oeste
O Centro-Oeste registra um clima firme, com destacada aridez em Goiás e nas áreas do norte e interior de Mato Grosso. No entanto, no extremo sul de Mato Grosso do Sul, há chance de chuvas isoladas, embora sem previsão de temporais. Nas demais regiões do estado, a atmosfera continua seca, e a umidade relativa do ar está abaixo de 30%. Um alerta especial se estende da faixa que abrange o norte de Mato Grosso do Sul ao norte de Goiás, e passa pelo leste de Mato Grosso, com os índices de umidade caindo a menos de 20%.
Condições de Chuva no Nordeste e na Região Norte
No Nordeste, as chuvas continuam a se concentrar na costa, especialmente no sul e leste da Bahia, e entre as regiões litorâneas de Alagoas e do Rio Grande do Norte. Nestas áreas, as pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes, impulsionadas pelo calor e pela entrada de ventos úmidos do oceano. Já no interior nordestino, o tempo permanece seco, com baixos índices de umidade relativa. O oeste da Bahia, o sul do Piauí e o sul do Maranhão são as áreas mais críticas, com umidade abaixo de 20%.
Por outro lado, na Região Norte, há previsão de chuvas intensas nos estados do Amazonas, Roraima e Amapá, com a possibilidade de temporais no norte de Roraima. Em localidades como Manaus e Belém, as chuvas ocorrerão de maneira mais isolada e irregular. Enquanto isso, no sul de Rondônia e em Tocantins, as condições permanecem secas, com alerta para a umidade crítica em Palmas.