Previsão Climática para o Fim de Semana
O fim de semana dos dias 12 e 13 de julho promete ser um verdadeiro contraste climático em diversas regiões do Brasil, conforme as previsões da Climatempo. No sábado (12), a chuva deve intensificar-se no Espírito Santo, no nordeste de Minas Gerais e no leste da Bahia. Esse fenômeno é causado pela infiltração marítima e pela circulação de ventos em baixos níveis da atmosfera. Para essas áreas, espera-se um risco elevado de chuvas moderadas a fortes. O mesmo cenário se aplica ao litoral entre Sergipe e Pernambuco.
No norte do país, há previsão de tempestades no norte e noroeste do Amazonas, além do centro-norte de Roraima e do leste do Amapá. No Pará, as pancadas de chuva podem ser intensas durante a tarde. Enquanto isso, no Sul, o sol predominará, trazendo poucas nuvens e temperaturas elevadas ao longo do dia, embora as manhãs ainda sejam frias, com possibilidade de geada isolada no extremo sul de Minas Gerais.
Para não perder nenhuma informação sobre os fenômenos climáticos que impactam a agricultura, a pecuária e a economia, siga o Canal Rural no Google News!
No Centro-Oeste e em grande parte do interior do Nordeste, além de regiões como o sul do Pará, o norte do Mato Grosso, São Paulo e interior de Minas Gerais, a massa de ar seco prevalece. Nesses locais, a umidade relativa do ar poderá cair abaixo de 30% à tarde, e em áreas entre o norte do Mato Grosso e o sul do Pará, o índice pode estar abaixo de 20%. Essa situação é preocupante, pois caracteriza um alerta para a saúde da população.
No domingo (13), a previsão é de que a chuva se intensifique em Salvador, estendendo-se por toda a região leste do Nordeste, desde o Espírito Santo até o Rio Grande do Norte, com a possibilidade de pancadas fortes. O nordeste de Minas Gerais também poderá registrar chuvas isoladas, assim como o litoral de São Paulo, onde a expectativa é de precipitações fracas.
No Sul do Brasil, áreas de instabilidade avançarão e poderão causar chuvas fracas e isoladas no oeste e na Campanha Gaúcha no final do dia. Enquanto isso, Santa Catarina e Paraná devem ter a predominância do sol, mas o litoral paranaense pode enfrentar chuviscos entre a manhã e a tarde.
No Centro-Oeste, a previsão indica sol com poucas nuvens e temperaturas elevadas em Mato Grosso e Goiás. No Norte, o panorama se mantém com pancadas de chuva alternando com períodos de melhoras em estados como Amazonas, Roraima e Amapá, onde também há possibilidade de temporais. O Pará, por sua vez, continuará a apresentar chuvas fortes, especialmente nas regiões norte e noroeste.
As manhãs no Brasil deverão ser marcadas por temperaturas baixas, desde o Rio Grande do Sul até o sul de Minas Gerais, mas sem riscos de geada.