Cancelamento de Viagem e Notificação do Procon
A Kairós Viagens e Peregrinações, empresa situada em Franca, São Paulo, recebeu uma notificação do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) a respeito do cancelamento de uma viagem a Roma, na Itália, que havia sido contratada por um grupo de jovens católicos de Brasília. Em resposta à notificação, a empresa tem um prazo de 48 horas a partir desta quinta-feira (10/7) para esclarecer os procedimentos informativos adotados em relação ao cancelamento da viagem e também para ressarcir os quase R$ 540 mil que foram pagos pelo grupo.
Os pacotes oferecidos pela Kairós incluíam passagens aéreas, hospedagem e visitas em roteiros religiosos, com um custo aproximado de R$ 18 mil por pessoa. O Procon-SP ainda orientou os consumidores que parcelaram a compra a solicitar a suspensão das cobranças junto às operadoras de cartão de crédito.
Contexto da Viagem Interrompida
Um grupo composto por pelo menos 30 fiéis das paróquias Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Carmo, ambas localizadas em Taguatinga, aguardava há cerca de dois anos a oportunidade de participar do Jubileu da Juventude 2025, que ocorrerá em Roma. Este evento, uma celebração importante dentro da Igreja Católica, acontece a cada 25 anos e visa promover a renovação espiritual e o perdão entre os fiéis.
De acordo com Matheus Machado, um engenheiro civil de 29 anos que faz parte do grupo, a empolgação era grande desde que o Papa Francisco anunciou a realização do Jubileu em 2023. “Temos economizado e trabalhado das mais diversas formas. Esse é um chamado que a Igreja nos faz e a que estamos respondendo”, comentou ele em entrevista ao Metrópoles.
Expectativas e o Impacto do Cancelamento
Após juntar os recursos necessários, o grupo de jovens decidiu, em março deste ano, fechar um pacote de viagem com a Kairós. O planejamento inicial incluía saída do Brasil em 26 de julho, passando por Madri (Espanha), Assis e Cássia (Itália) antes de chegar a Roma no dia 28 de julho, quando se iniciaria o Jubileu da Juventude. O retorno estava previsto para logo após o dia 3 de agosto, data de encerramento do evento. A Kairós se comprometeu a fornecer transporte aéreo, terrestre, além de hospedagem, café da manhã e jantar para todos os participantes.
No entanto, na primeira semana de julho, representantes da Kairós informaram aos clientes que não conseguiam mais cumprir com os contratos, alegando dificuldades financeiras e a falta de reservas de hospedagem. Além dos 30 jovens das paróquias de Taguatinga, outros 38 fiéis da paróquia Santa Maria dos Pobres, no Paranoá, também enfrentam a mesma situação. Totalizando, cerca de 68 pessoas no DF foram afetadas pelo cancelamento abrupto.
Repercussão e Resposta da Kairós
Nas redes sociais, a Kairós Viagens e Peregrinações divulgou que suas atividades estão suspensas e expressou suas lamentações pela situação dos jovens que adquiriram os pacotes. A empresa atribuiu a crise a dificuldades financeiras acarretadas pela pandemia de COVID-19 e a conflitos internacionais que impactaram as viagens.
“Kairós seguia suas atividades dedicando o lucro exclusivamente para arcar com seus compromissos, porém, por uma infeliz coincidência, um de nossos credores bloqueou os nossos créditos referentes à viagem do Jubileu de 2025. Infelizmente, compreendemos a dor desses jovens, o que aumenta nossa dor pela situação e sentimento de culpa”, explicou a empresa em um comunicado.
Além disso, a Kairós afirmou que está buscando apoio para compensar os lesados, embora reconheça que os recursos disponíveis estão comprometidos com credores. A empresa limitou os comentários nas redes sociais após as denúncias e, em relação aos outros pacotes cancelados, o Procon-SP orienta os consumidores a registrarem suas queixas no site do órgão. Para os clientes de outros estados, a recomendação é que procurem os Procons locais.

