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    Início » Saúde Mais Perto do Cidadão amplia serviços; conheça as diferenças entre as estruturas de atendimento
    Saúde

    Saúde Mais Perto do Cidadão amplia serviços; conheça as diferenças entre as estruturas de atendimento

    26/11/2024
    saude mais perto do 2

    O Governo do Distrito Federal (GDF) está promovendo um importante avanço na saúde pública com o programa “saúde Mais Perto do cidadão“, que oferece assistência médica gratuita em duas estruturas móveis. Lançado em agosto, este programa inovador apresenta duas vertentes distintas: “Minha saúde” e “A Tenda +”. Ambas iniciativas foram criadas com o intuito de expandir o acesso a cuidados médicos de qualidade, especialmente para as comunidades mais carentes do DF. Com a implementação dessas estruturas, o GDF busca atender uma demanda vital por serviços de saúde, alcançando cinco localidades distintas.

    As iniciativas são viabilizadas através do apoio de emendas parlamentares, destacando-se a contribuição do deputado federal Gilvan Maximo para o programa “Minha saúde“, e do deputado federal Alberto Fraga, que apóia o “A Tenda +”. Até o momento, o programa já realizou mais de 120 mil atendimentos, incluindo cerca de 22 mil consultas ambulatoriais em uma variedade de especialidades, como clínica médica, cardiologia, oftalmologia, nefrologia, mastologia, ginecologia, endocrinologia, urologia, enfermagem, nutrição e psicologia, além de serviços sociais.

    De acordo com a secretária de saúde, Lucilene Florêncio, o “saúde Mais Perto do cidadão” é uma resposta direta às necessidades de saúde não atendidas nas comunidades do Distrito Federal. Ela ressaltou a expansão programada do projeto, com a promessa de mais três estruturas adicionais sendo lançadas até o início de 2025, incluindo duas dedicadas à saúde bucal e uma à oftalmologia. Florêncio destacou a diversidade de serviços que serão oferecidos, oferecendo maior abrangência e inclusão no acesso à saúde.

    As duas estruturas apresentam distinções notáveis em termos de sistema de agendamento e abrangência de atendimento. O “saúde Mais Perto do cidadão – Minha saúde” já foi implementado em várias regiões, incluindo Ceilândia e Samambaia, e a próxima parada será no paranoá, a partir de 27 de novembro. Por outro lado, o “A Tenda +” foi introduzido recentemente para proporcionar um atendimento mais intensivo em cinco localidades, começando pela cidade do riacho fundo, onde profissionais do Hospital São Mateus estarão à disposição da população.

    A principal diferença entre os dois programas está na forma de inscrição. O “A Tenda +” exige agendamento online, enquanto o “Minha saúde” normalmente opera apenas durante os fins de semana. Cada local que receber a estrutura “A Tenda +” será atendido por um período de dez dias, com a expectativa de acolher cerca de 300 pacientes diariamente, totalizando 3 mil atendimentos por cidade. Entre as datas de 20 e 29 de novembro, uma tenda de 1.200 metros quadrados estará disponível, oferecendo consultas em seis especialidades médicas, com atendimento das 8h às 17h.

    Os serviços incluídos na assistência médica gratuita abrangem uma ampla gama de especialidades, como ginecologia, pediatria, oftalmologia, cardiologia, dermatologia e ortopedia. Além de consultas, o programa disponibiliza diversos exames, incluindo eletrocardiogramas, tonometria, fundoscopia, e mapeamento de retina, entre outros. A logística dos exames também é eficiente, permitindo que os resultados sejam retirados rapidamente, seja na unidade de atendimento ou enviados via whatsapp, facilitando a comunicação e a entrega de laudos.

    Para participar do programa “saúde Mais Perto do cidadão – Minha saúde“, os interessados devem apenas apresentar documentos, como a carteira de identidade, CPF e cartão do SUS, além de fornecer um número de telefone para contato. No caso do “A Tenda +”, os usuários devem se inscrever online, o que garante uma melhor organização e um fluxo mais eficiente no atendimento.

    Os cronogramas de atendimento estão definidos, com datas e locais programados para as próximas paradas dos serviços de saúde. Os cidadãos podem se organizar de antemão para garantir que possam usufruir desses recursos essenciais. Ao investir em programas como o “saúde Mais Perto do cidadão“, o GDF reafirma seu compromisso com a saúde da população, proporcionando acesso a cuidados médicos indispensáveis e buscando reduzir as desigualdades existentes no atendimento à saúde no Distrito Federal. Essa estratégia não apenas amplia as oportunidades de tratamento, mas também fortalece o sistema de saúde como um todo, promovendo um futuro mais saudável para todos os habitantes do DF.

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