Em outubro de 2024, o porto de Santos alcançou um marco histórico, consolidando a maior movimentação de cargas já registrada para o mês, com impressionantes 15,5 milhões de toneladas. Esse volume representou um crescimento de 8,4% em comparação ao mesmo mês de 2023, destacando-se como um desempenho sem precedentes. Ao longo do período de janeiro a outubro, o porto acumulou 153,0 milhões de toneladas, refletindo uma elevação total de 7,7% em relação ao ano anterior. Esses números não apenas ressaltam a importância do porto de Santos na logística brasileira, mas também reafirmam seu papel fundamental no cenário do comércio internacional.
Os embarques contribuíram significativamente para esta movimentação, totalizando 10,9 milhões de toneladas em outubro, o que representa um incremento de 1,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Por outro lado, as descargas registraram um crescimento acentuado de 30,0%, totalizando 4,6 milhões de toneladas. No acumulado anual, os embarques atingiram 112,9 milhões de toneladas, com uma variação positiva de 6,0%. Já as descargas somaram 40,0 milhões de toneladas, marcando um aumento expressivo de 13,0%.
Outro dado que se destaca é a movimentação de contêineres, que continua a crescer de forma robusta. Em outubro, foram movimentados 493,7 mil TEUs (Twenty-foot Equivalent Units), um aumento de 12,3% em comparação ao ano anterior. No total acumulado do ano, a movimentação de contêineres chegou a 4,548 milhões de TEUs, alcançando uma alta de 15,4%. Este aumento não apenas sinaliza a eficiência operacional do porto de Santos, mas também sua capacidade de atender à crescente demanda do mercado global.
O agronegócio, setor vital para a economia brasileira, continua a ser um dos grandes protagonistas nas operações do porto. A soja em grãos, por exemplo, atingiu um volume expressivo de 27,8 milhões de toneladas. O açúcar também se destacou com 23,4 milhões de toneladas, enquanto o milho somou 11,5 milhões de toneladas. Esses números evidenciam a relevância do porto de Santos como um elo crucial na cadeia de exportação agropecuária brasileira.
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, comentou sobre os resultados recordes, ressaltando que “os números alcançados até outubro de 2024 são o resultado de uma operação profissional e investimentos estratégicos que ampliaram nossa capacidade e competitividade”. Pomini também enfatizou que “a movimentação de cargas e contêineres, juntamente com o fortalecimento do agronegócio, reafirma a importância do porto de Santos, tanto para o brasil quanto para o mundo. Estamos otimistas em relação a atingir um novo recorde anual, reafirmando nosso papel como um agente essencial para o comércio exterior nacional.”
Além disso, a categoria de granéis sólidos também demonstrou um desempenho positivo, totalizando 7,6 milhões de toneladas em outubro, apresentando um crescimento de 7,7%. Esse aumento foi impulsionado pelo crescimento nas exportações de açúcar a granel, que subiram 47,4%, e do farelo de soja, que teve um crescimento de 31,3%. No acumulado no ano, foram registradas 79,2 milhões de toneladas em granéis sólidos, com um aumento de 2,2%. Destes, a soja em grãos representou a maior fatia do volume, com 35,1%, seguida pelo açúcar com 25,4% e pelo milho com 14,5%.
Os granéis líquidos também mostraram crescimento, com 1,8 milhão de toneladas movimentadas em outubro, o que representa um aumento de 5,8%. No total acumulado do ano, foram 16,3 milhões de toneladas, com um crescimento de 2,4%. As categorias que mais se destacaram incluíram gasolina, com um aumento expressivo de 60,7%, e óleo combustível, com alta de 25,4%.
O segmento de carga geral solta também apresentou resultados positivos, movimentando 838 mil toneladas em outubro (+3,7%) e acumulando 7,7 milhões de toneladas ao longo do ano (+6,3%), impulsionado principalmente pelos embarques de celulose (+25,6%).
O fluxo de navios também teve um avanço significativo, com um total de 4.660 embarcações passando pelo porto de janeiro a outubro, o que representa um crescimento de 3,6%.
Além disso, a corrente comercial do brasil pelo porto de Santos cresceu consideravelmente, atingindo US$ 147,3 milhões de janeiro a outubro, o que corresponde a 29,0% do total nacional. No mesmo período, os outros portos do brasil juntos operaram 51,6% da corrente comercial, totalizando US$ 262,2 milhões. A China continua a ser o principal parceiro comercial, contribuindo com 27,9%, enquanto o estado de São Paulo responde por 53,6% das transações comerciais realizadas através do porto.
Esses resultados colocam o porto de Santos na vanguarda do cenário logístico e comercial brasileiro, reforçando sua importância estratégica para o desenvolvimento da economia nacional e a conexão do brasil com o mercado global.