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    Início » Mais de 630 mil crianças no Brasil estão em fila de espera por vagas em creches, aponta pesquisa.
    Educação

    Mais de 630 mil crianças no Brasil estão em fila de espera por vagas em creches, aponta pesquisa.

    29/08/2024
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    24/08/2018. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Creche Nossa Senhora Mãe dos Homens em Samambaia é uma das instituições beneficiadas pelo evento Feijão Solidário.

    Um novo levantamento destaca uma realidade alarmante sobre o acesso de crianças à educação infantil no Brasil. De acordo com a pesquisa nacional “Retrato da Educação Infantil no Brasil – Acesso e Disponibilidade de Vagas”, divulgada recentemente, 44% dos 5.569 municípios brasileiros, incluindo o Distrito Federal, enfrentam problemas relacionados às inscrições de crianças em creches, levando a uma lista de espera de 632.763 pedidos não atendidos. A falta de vagas é a principal razão, com 9 entre 10 crianças aguardando por uma oportunidade, colocando em evidência a necessidade urgente de atuação nas políticas de educação infantil.

    No que diz respeito à pré-escola, os dados revelam que 8% dos municípios registram crianças que deveriam estar matriculadas, mas não estão. A pesquisa abrangeu entre junho e agosto deste ano e levantou informações de mais de 80% das matrículas da rede pública e conveniada do país. Este estudo, encomendado pelo Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil (Gaepe-Brasil) e pelo Ministério da Educação (MEC), teve como objetivo não apenas mapear a atual situação da educação infantil, mas também fomentar debates e ações que assegurem o direito à educação para todas as crianças.

    É importante ressaltar que, mesmo sem a obrigatoriedade, a educação infantil é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988. A oferta de vagas em creches é especialmente crucial para crianças de 0 a 3 anos, assim como para aquelas que completam 4 anos até 31 de março, data limite para ingresso na pré-escola e no ensino fundamental. Para a frequência obrigatória à pré-escola, o foco são as crianças de 4 e 5 anos, além das que completam 6 anos após essa mesma data.

    A pesquisa revelou que 4.767 municípios (86%) estipulam idades específicas de entrada para as creches, enquanto 606 localidades aceitam crianças desde o nascimento. Apenas 11% dos municípios não definem uma idade mínima, sendo que a maioria deles (52%) permite o atendimento a partir de 1 mês até 11 meses. Essas informações indicam variações significativas no acesso à educação infantil, ressaltando a necessidade de políticas educacionais mais inclusivas.

    Ademais, a pesquisa mostra que as crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica são as que enfrentam maiores barreiras para acessar a educação infantil. Atualmente, 44% dos municípios têm critérios definidos para priorização do atendimento nas creches. O principal critério é a situação de risco e vulnerabilidade social, que afeta 64% das crianças atendidas, muitas das quais são direcionadas por órgãos como o Conselho Tutelar e assistência social. Outras condições que garantem acesso prioritário incluem casos de risco nutricional, crianças com deficiência, responsáveis que trabalham e famílias de baixa renda.

    Além disso, o levantamento identificou que 65% das redes municipais de ensino têm um plano de expansão de vagas para educação infantil, sendo que 52% desses planos estão alinhados ao Plano Municipal ou Estadual de Educação. Embora haja um número considerável de municípios que não dispõem de um plano de expansão e que enfrentam filas de espera, apenas 49% afirmaram estar colaborando com o estado em iniciativas para a educação infantil. Os apoios disponíveis incluem formação continuada para professores e gestores, construção e ampliação de espaços educacionais, e convênios entre diferentes esferas de governo.

    O Instituto Articule, responsável pela coordenação do Gaepe-Brasil, enfatiza a urgência de ações concretas para enfrentar as desigualdades sociais existentes. Para isso, é essencial implementar um plano que promova a universalização da pré-escola e a ampliação de vagas em creches, com foco em atender à demanda das comunidades mais carentes. Somente com esforços conjuntos entre governo, sociedade civil e instituições educacionais será possível transformar essa realidade e garantir que todas as crianças tenham acesso à educação infantil de qualidade, essencial para seu desenvolvimento integral e futuro.

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