Na quarta-feira, 28 de agosto, ocorreu a segunda edição do evento “Agosto Lilás: Pela Valorização de Meninas e Mulheres do Distrito Federal.” A iniciativa, organizada pela Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin) da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), aconteceu no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Esse encontro teve como principal objetivo fomentar debates sobre questões cruciais para a construção de uma sociedade mais justa e humana, enfatizando a educação como ferramenta essencial para estabelecer relações saudáveis e combater a violência de gênero.
A Campanha Agosto Lilás, que foi estabelecida pela Lei nº 14.448 de 2022, determina que tanto a União quanto os estados e municípios devem realizar, durante todo o mês de agosto, ações educativas e de conscientização a respeito da necessidade de enfrentar as várias formas de violência contra as mulheres. Esta campanha é uma homenagem à sanção da Lei Maria da Penha, que ocorreu em 7 de agosto de 2006, e que em 2024 celebrará seus 18 anos de existência.
Conforme afirmou a subsecretária da Subin, Vera Barros, “o objetivo do Agosto Lilás é reforçar a importância de dizermos não à violência e sim ao diálogo e à paz. Queremos compartilhar essa mensagem com toda a sociedade. A Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria da Mulher, está comprometida em desenvolver diversas ações na comunidade escolar que visam à formação e capacitação em inclusão e direitos humanos, pois acreditamos que a educação é um vetor de mudança.”
A secretária-executiva da Secretaria da Mulher, Jackeline Domingues, ressaltou a relevância dessa colaboração, afirmando: “Estamos realizando um trabalho contínuo e integrado, que envolve diferentes áreas do governo e a sociedade civil. Reconhecemos que a educação é um grande aliado no enfrentamento da violência contra a mulher, pois possibilita a transformação de mentalidades e promove a igualdade de gênero desde os primeiros anos.”
Uma das ações mais impactantes do evento foi a apresentação do Caderno Pedagógico Agosto Lilás, um compêndio que reúne uma variedade de informações teóricas e práticas, além de recursos úteis, indicação de serviços e sugestões de atividades relacionadas ao empoderamento feminino e ao combate à violência de gênero. Este material foi elaborado com o intuito de auxiliar os educadores na promoção de iniciativas que valorizem meninas e mulheres, além de sensibilizar todos sobre a grave questão da violência de gênero.
Durante a apresentação, Vera Barros enfatizou a relevância da disponibilização de informações para a comunidade escolar. “Estamos trazendo um trabalho significativo para a rede pública de ensino, que inclui palestras inclusivas e um caderno pedagógico que pode ser acessado virtualmente por todas as escolas. Este recurso contém uma coletânea de depoimentos inspiradores, práticas pedagógicas recomendadas e toda a legislação essencial voltada para a prevenção da violência contra as mulheres”, comentou.
A construção de uma sociedade mais equitativa e saudável passa necessariamente pela educação e pelo consciente engajamento da população. Como evidenciado pelas atividades da Campanha Agosto Lilás, o empoderamento feminino e a conscientização sobre os direitos das mulheres são fundamentais para a transformação social. As ações desenvolvidas pela SEEDF e a Secretaria da Mulher visam não apenas informar, mas também capacitar professores e alunos a serem agentes de mudança em suas comunidades, promovendo um diálogo aberto e construtivo sobre a violência de gênero e sua prevenção.
Ao adotar estratégias educativas que priorizam a inclusão e os direitos humanos, o projeto se coloca como uma abordagem proativa para recentrar a educação em valores de respeito e igualdade. Assim, o Agosto Lilás se estabelece como um movimento não apenas comemorativo, mas como um passo decisivo na luta contra todas as formas de discriminação e violência, destacando a importância de criar um ambiente seguro e acolhedor para meninas e mulheres em todas as esferas da sociedade.